17/12/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Ações da Embrapa são relatadas no Seminário Agrosetores Ceará

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O secretário de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Bruno Brasil, proferiu palestra sobre Soluções para a Agropecuária Brasileira, durante o seminário Agrosetores Ceará, na quarta-feira (12), no Centro de Eventos do Ceará. Diversos especialistas debateram sobre o setor agropecuário nas temáticas abordadas pelas câmaras setoriais do agronegócio cearense. O evento foi promovido pelo Instituto Future, com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e do Governo do Estado.
Bruno Brasil discorreu sobre como a tecnologia transformou a agropecuária brasileira nas últimas quatro décadas. “O setor produtivo, corajoso e empreendedor, e o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária -  com redes de universidades, organizações estaduais de assistência técnica e extensão rural e a Embrapa - conseguiram desenvolver uma avançada agricultura tropical baseada em ciência”, disse.
Entre os dados apresentados, ele citou que a adoção de tecnologias promoveu um incremento de cinco vezes na produção de grãos, dobrou o rebanho bovino com redução de pastagens, elevou a produtividade florestal em 140%, triplicou a produção de café e promoveu um crescimento de 59% da produção de carne de frango – entre outros ganhos de produtividade.
O pesquisador destacou o papel da Embrapa no processo de tropicalização da agropecuária brasileira e na obtenção de sucessivos ganhos de produtividade. "É comum no imaginário do brasileiro a crença de que é fácil produzir em condições tropicais. Muito pelo contrário, é muito mais desafiador".  
Bruno Brasil mostrou exemplos dessa tropicalização, como o caso da soja, que em 1974 estava restrita à área subtropical do País e que passou à região Centro-Oeste e à região do Matopiba. Ele destacou que atualmente o País assiste à tropicalização do trigo, que já é produzido no Centro-Oeste e no Oeste da Bahia.  
Durante o evento, o chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Alexandre Aires de Freitas, falou sobre a atuação da Embrapa em pesca e desenvolvimento da aquicultura brasileira. O Seminário Agrosetores do Ceará marcou a implementação de uma nova dinâmica de atuação das Câmaras Setoriais do Estado, estabelecidas na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE.

Visita
Durante a estada em Fortaleza, Bruno Brasil proferiu palestra sobre o macroprocesso de inovação aos empregados da Embrapa Agroindústria Tropical na manhã da quinta-feira (13). Na unidade descentralizada, conheceu os laboratórios de Química de Produtos Naturais e de Tecnologia da Biomassa.
Esta foi a 17ª visita de Bruno Brasil a unidades descentralizadas da Embrapa com o objetivo de difundir informações sobre as mudanças no macroprocesso de inovação e no Sistema Embrapa de Gestão. Ele lembrou que o País investe 1,2% do Produto Interno Bruto em Ciência, Tecnologia e Inovação, o que é considerado um investimento mediano. O pesquisador reforçou que as alterações implementadas na Embrapa redesenham os processos para cumprir melhor a missão da empresa, reforçando a inovação.

Verônica Freire (MTb 01125/JP)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/