11/01/19 |   Agricultura familiar  Produção vegetal

Embrapa e IPA lançam livro que aborda áreas remanescentes do extrativismo da mangaba

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Acervo

Acervo - Obra visa elaborar políticas públicas para conservação da área, espécie e modos de vida

Obra visa elaborar políticas públicas para conservação da área, espécie e modos de vida

A Embrapa Tabuleiros Costeiros e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) estão lançando o livro “Áreas remanescentes e extrativismo da mangaba no estado de Pernambuco” que mapeia e oferece subsídios para pesquisas e ações que visem o aprimoramento e elaboração de políticas públicas para conservação dessas áreas e da espécie além de garantir os modos de vida das comunidades tradicionais relacionadas ao extrativismo da mangaba.

O lançamento acontece dia 23 de janeiro, às 9h, no Auditório Ruy Carlos do Rego Barros, na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), na Avenida Gal. San Martin, 1.371, Bonji, Recife (PE) e conta com a presença de pesquisadores, professores, estudantes, agricultores, extrativistas, gestores, técnicos, políticos e responsáveis pela elaboração de políticas públicas. 

Entre as fruteiras nativas que compõem a biodiversidade do litoral pernambucano, a mangabeira se destaca por produzir importante matéria prima para a agroindústria de sucos e sorvetes da região. 

“As áreas naturais da espécie foram devastadas ao longo dos séculos de ocupação com agricultura e, atualmente, seus últimos remanescentes estão submetidos à enorme pressão em função, principalmente, da expansão urbana e da especulação imobiliária”, atestou Josué Francisco da Silva Júnior, pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, coordenador da obra que contou com a participação de Raquel Fernandes de Araújo Rodrigues, Dalva Maria da Mota, Heribert Schmitz, Daniel Chaves Webber e Maviael Fonseca de Castro.

Serviço

Lançando do livro “Áreas remanescentes e extrativismo da mangaba no estado de Pernambuco
Data: 23 de janeiro de 2019, às 9h.
Local: Sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), auditório Ruy Carlos do Rego Barros.  Avenida Gal. San Martin, 1.371, Bonji – Recife (PE)

 

 

Ivan Marinovic Brscan (1634/09/58/DF)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

mangabamapa da mangabacatadoras de mangaba