11/01/19 |   Produção vegetal  Manejo Integrado de Pragas

O uso de insumos biológicos na agricultura será um dos temas da Caravana Soja Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ivan Cruz

Ivan Cruz - Ovos de Spodoptera sendo parasitados por Telenomus e Trichogramma

Ovos de Spodoptera sendo parasitados por Telenomus e Trichogramma

A adoção de tecnologias sustentáveis para controle de pragas é um dos temas da Caravana Soja Brasil, que acontece nesta semana, no estado do Mato Grosso. Em entrevista concedida ao programa Mercado e Cia., do Canal Rural, o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), Ivan Cruz, falou sobre a autorização do Ministério da Agricultura para o uso de 52 novos defensivos agrícolas biológicos em 2018.

Segundo Cruz, não só o Brasil, mas o mundo todo procura medidas alternativas para o controle de insetos-pragas. “Com a introdução de novos produtos, juntamente com cerca de 150 outras formulações que já são autorizadas, é possível para o agricultor baixar o custo de produção no controle de insetos-pragas e aumentar a qualidade do produto colhido”.

Caravana Soja Brasil

A Caravana Soja Brasil chegará ao Mato Grosso no dia 15 de janeiro, no município de Primavera do Leste. E seguirá, dia 18, até Canarana, para a feira Dinetec.

Segundo os organizadores, durante as visitas, os participantes poderão acompanhar três palestras: “Sustentabilidade ambiental e econômica da soja”, por Mauro Osaki, da Esalq/USP; “O uso de biológicos na agricultura”, por Ivan Cruz, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo; e “Sustentabilidade econômica e os desafios da soja”, por Antônio Galvan, Presidente Aprosoja-MT.

Projeto Soja Brasil

O Projeto Soja Brasil é a maior expedição por lavouras de soja já realizada no País e está em sua sétima edição nesta safra 2018/2019. Com a coordenação técnica da Embrapa, o projeto prestará uma consultoria avançada ao produtor brasileiro, que terá acesso a novas dicas e técnicas para obter mais produtividade.

O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja (Londrina, PR). O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

(Fonte: Projeto Soja Brasil)

Clique aqui, para assistir à entrevista.

Sandra Brito (MG 06230 JP)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1223

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

controle biológicomanejo integrado de pragas