18/01/19 |   Transferência de Tecnologia

Durante o Showtec Presidente da Embrapa fala em maior aproximação com o setor produtivo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Nicole Dichoff

Nicole Dichoff - Presidente da Embrapa Sebastião Barbosa na abertura do Showtec

Presidente da Embrapa Sebastião Barbosa na abertura do Showtec

O Showtec, uma feira agropecuária realizada em Maracaju (MS), uma das mais importantes do estado, que teve sua abertura nesta quarta-feira, 16, e que termina sexta-feira, dia 18, contou com a presença do presidente da Embrapa Sebastião Barbosa, do governador do Estado de MS, Reinaldo Azambuja e de diversas outras autoridades.

Na feira a Embrapa esteve representada por quatro Unidades: Embrapa Agropecuária Oeste – responsável pela montagem e organização do estante; Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pantanal e Embrapa Soja. Em seu discurso na abertura do evento o presidente salientou a importância de promover maior aproximação com o setor produtivo. “A Embrapa tem que ter foco e o foco é o agricultor”. Ele lembrou a crescente demanda por alimentos e das responsabilidades da instituição no desenvolvimento de pesquisas, fator de suma importância para aumentar a produtividade agropecuária. Comentou também sobre a reestruturação prevista na empresa reafirmando que as mudanças serão para melhor e que a Embrapa continuará e reforçará o apoio ao setor agrícola do Brasil.

No estande da Embrapa o Presidente se reuniu com lideranças rurais e fez um breve histórico da empresa. Ele afirmou que a empresa continua ativa, moderna e ciente da necessidade de aprimorar sua atuação junto aos parceiros como forma de acompanhar as transformações do mercado. “Nesses 46 anos de criação da Embrapa, o mundo mudou, o Brasil mudou e vai mudar para melhor. A agricultura também mudou e nós vamos continuar apoiando o setor. A agricultura e a pecuária é o nosso negócio e o produtor é o nosso cliente e vamos estar sempre juntos”, disse Sebastião Barbosa dando exemplos de mudanças na estrutura da Empresa desde o início de 2018.
Várias lideranças se manifestaram desde os grandes como os pequenos produtores e a todos o Presidente ouviu com atenção não deixando ninguém sem resposta e reafirmando a importância de uma maior aproximação entre a pesquisa e a produção.

Autoridades elogiam trabalhos da Embrapa

No estande, o presidente Sebastião Barbosa recebeu a visita do secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Fernando Camargo, que representou a ministra Tereza Cristina e do governador Reinaldo Azambuja que conheceu de perto as diversas tecnologias em demonstração como, por exemplo, a de um simulador de chuva que mostra perdas de água e de solo em situações de semeadura em nível e desnível, com e sem palhada; Uso de ferramentas para diagnóstico da qualidade da estrutura do solo; Ferramenta para manejo das pastagens na pecuária eficiente; Balança de passagem dentre outras tecnologias.  Além das demonstrações e resultados de pesquisas apresentados durante os três dias da Feira, especialistas da Embrapa proferiram palestras sobre temas diversos.

Para o Secretário de Inovação “o futuro da produtividade depende de eventos como do Showtec. E nos próximos dez anos, o mundo precisará aumentar em 20% o fornecimento de alimento. Para cumprir esta meta o Brasil terá que aumentar em 40% a produtividade e só vamos conseguir isso com inovação e novas tecnologias”, afirmou.

Uma das demonstrações que chamou a atenção dos visitantes foi a da balança de passagem, tecnologia que faz parte da pecuária de precisão. O pesquisador Pedro Paulo Pires, da Embrapa Gado de Corte, mostrou que a balança possibilita o gerenciamento individual do desenvolvimento dos animais. “A tecnologia permite conhecer o quanto a atividade está sendo rentável e indica quais atitudes devem ser tomadas para prevenir e/ou corrigir os erros”, explica o pesquisador.

Por mais um ano o Showtec conseguiu impressionar os visitantes pela organização e diversidade de temas desenvolvidos. O presidente da Embrapa que pela primeira vez participou do evento declarou que “a Feira é de suma importância para o setor agrícola. Eu saio daqui muito impressionado com a organização e orgulhoso com a participação das unidades pelos elogios recebidos, desde o governador que nos acompanhou e foi muito generoso com a Embrapa em suas colocações, até os produtores da agricultura familiar que conheceram nosso trabalho”.

Para o Presidente os desafios são grandes e muitos. O recado deixado para a sociedade e para a classe produtora é de que todos podem continuar contando com a Embrapa. “Os ajustes na empresa conforme as orientações da Ministra Teresa Cristina serão atendidos, bem como de nos aproximarmos ainda mais do agricultor e promovermos aumentos de produtividade de forma sustentável”.

 

 

Eliana Cezar (DRT 15.410/SP)
Embrapa gado de corte

Contatos para a imprensa

Telefone: 67 3368-2142

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

showtec 2019