01/03/19 |   Transferência de Tecnologia

Instituto Agronômico do Paraná promove Curso de Classificação e Degustação de Café no período de abril a junho de 2019

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Treinamento será realizado no Centro de Pesquisa e Qualidade do Café do IAPAR e as inscrições poderão ser feitas até 2 de abril

O objetivo do curso é credenciar técnicos legalmente habilitados como classificadores e degustadores de café pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa, e destina-se a agrônomos, engenheiros de alimentos e técnicos de nível médio com habilitação em agropecuária ou alimentos. Também poderão inscrever-se profissionais de outras áreas, os quais garantirão apenas o recebimento do certificado de participação do curso.

O curso será promovido pelo Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR e Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio – FAPEAGRO, em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura no Paraná – SFA/Mapa, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER e Equipamentos Probat Leogap. O IAPAR é uma das dez instituições fundadoras do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café.

A grade temática do curso contempla a legislação que regula a atividade no Brasil, produção e mercado, processos de colheita e beneficiamento, morfologia e fisiologia do grão, classificação física, torra, protocolo SCAA (Specialty Coffee Association of America) e degustação – de grãos crus e de café torrado e moído. Confira a programação completa.

O Curso de Classificação e Degustação de Café, que terá 240 horas/aula, será realizado ao longo do segundo trimestre, em blocos semanais: Avaliação prévia – dia 8 de abril; Módulo I: de 9 até 12 de abril; Módulo II: de 22 até 27 de abril e de 6 até 11 de maio; Módulo III: de 20 de maio até 1 de junho.

As inscrições deverão ser feitas até 2 de abril de 2019 e, para mais informações sobre inscrição, forma de pagamento, programação oficial do curso, corpo docente, entre outros, consulte o IAPAR, por meio do telefone (43) 3376-2284 da secretaria do Centro de Difusão de Tecnologia - CDT/IAPAR ou solicite informações pelo e-mail cursos@iapar.br.

Consórcio Pesquisa Café –  Foi criado em 1997 com a missão de promover a conjugação de recursos humanos, físicos e financeiros, das instituições consorciadas, para viabilizar o desenvolvimento dos projetos do Programa Pesquisa Café. As dez instituições fundadoras do Consórcio são: Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR, Instituto Agronômico - IAC, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras - Ufla e Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Para saber mais sobre o Curso de Formação de Classificadores e Degustadores de Café promovido pelo IAPAR, acesse:

http://www.iapar.br/arquivos/File/Banner/Curso_Degust_Cafe_2019.pdf

Confira as análises e notícias divulgadas pelo Observatório do Café pelo link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

Acesse Publicações sobre café e portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637

Acesse o Clipping do Observatório do Café – 2019 pelo link:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/clipping/908

Lucas Tadeu Ferreira (MTb 3032/DF)
Embrapa Café

Anísio José Diniz
Embrapa Café

Contatos para a imprensa

Telefone: 61 34484010

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agropensa