05/04/19 |   Transferência de Tecnologia

Feira agrotecnológica movimentará região Sudeste do Tocantins

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Clenio Araujo

Clenio Araujo - Como em 2018, o sisteminha Embrapa será demonstrado no evento

Como em 2018, o sisteminha Embrapa será demonstrado no evento

Entre os próximos dias 11 e 13 de abril, acontece a 5ª AgroSudeste / Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins. Serão diversas atividades, com destaque para três dias de campo técnicos. Um sobre bovinocultura, no primeiro dia; outro, no dia 12, sobre piscicultura; e um terceiro dia de campo, no último dia do evento, sobre fruticultura. As três são importantes cadeias produtivas tocantinenses e apresentam potencial de incremento.

A Embrapa vai participar de dois dias de campo da AgroSudeste. No primeiro dia, o zootecnista Pedro Alcântara fala sobre sistema intensivo de produção de carne em pastagens. E o também zootecnista Cláudio Barbosa trata de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Ambos trabalham na área de transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, com sede em Palmas-TO.

As duas estações técnicas acontecerão das 8h às 11h, com rodízio entre grupos de participantes. Ao todo, são cinco estações técnicas; os demais temas envolvem cercas elétricas rurais, controle de plantas daninhas em pastagens e fertilidade do solo para altas produtividades. Esse dia de campo está marcado para o Centro Agrotecnológico do Colégio Agropecuário de Almas. O credenciamento será a partir das 7h.

No dia seguinte, na empresa Pescados Piracema, também no município de Almas, acontece o dia de campo sobre piscicultura. Leandro Kanamaru, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, vai falar em uma das estações técnicas sobre despesca e insensibilização. Há ainda três outras estações técnicas com os temas: criação de tilápia e melhoramento genético; manejo alimentar e nutrição; e frigorífico e agregação de valor.

Da mesma forma que o dia de campo sobre bovinocultura, neste haverá a formação de grupos de participantes que circularão entre as estações técnicas, de modo que todos passem por elas. O credenciamento está marcado para a partir das 7h e o dia de campo será das 8h15 às 12h. A Pescados Piracema fica no km 35 da rodovia TO 040.

O terceiro dia de campo acontecerá em 13 de abril no Projeto de Irrigação Manuel Alves, em Dianópolis, e vai tratar de temas ligados à fruticultura em quatro estações técnicas. O credenciamento está marcado para começar às 7h e o dia de campo será das 8h às 12h. O acesso ao Manuel Alves fica na rodovia TO 040, entre os municípios de Dianópolis e Porto Alegre do Tocantins.

A AgroSudeste tem à frente da organização o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), com parceria de diversas instituições. O extensionista João Filho, de Almas, coordena a organização da feira. Segundo ele, “o evento está bem mobilizado, bem articulado. Nós estamos com 22 municípios envolvidos no projeto e a nossa expectativa é cumprir a meta de 5.000 pessoas durante os três dias”.

Confira nos links a seguir videochamadas sobre as participações da Embrapa:

Leandro Kanamaru

Pedro Alcântara

Cláudio Barbosa

Serviço:

O que: 5ª AgroSudeste / Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins

Quando: de 11 a 13 de abril

Onde: Pescados Piracema, Colégio Agropecuário de Almas e Projeto de Irrigação Manuel Alves

Mais informações: https://agrosudesteto.com.br/

Clenio Araujo (6279/MG)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (63) 3229-7836

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventoagrosudeste