05/04/19 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica

Dia de Campo apresenta tecnologias da agricultura de base ecológica no Leste Paulista

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Joel Queiroga

Joel Queiroga - Vila Yamaguishi

Vila Yamaguishi

O território Leste Paulista é formado por 95 municípios, com presença significativa da Agricultura Familiar e produção agrícola em sistemas intensivos. Em 2003 foi constituída a Rede de Agroecologia do Leste Paulista, com a participação de instituições de ensino superior, pesquisa agropecuária, extensão rural e representantes de agricultores. É prática comum desse coletivo realizar dias de campo com o propósito de compartilhar experiências exitosas de tecnologias e processos fundamentados na Agroecologia.

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), participante fundadora dessa rede de agroecologia, promoveu o dia de campo Intercâmbio de experiências em tecnologias de base ecológica e em sistemas participativos de garantia da qualidade da produção orgânica, na manhã de 3 de abril, na Vila Yamaguishi  em Jaguariúna, fazenda de 60 hectares que produz 65 itens, com destaque para hortaliças e ovos. Toda a produção tem a certificação orgânica e é comercializada semanalmente em seis feiras e 800 cestas entregues a domicílio.

O dia de campo contou com 35 participantes, principalmente extensionistas rurais e agricultores familiares. No trajeto foram apresentados aspectos dos sistemas de produção adotados nesse estabelecimento rural, tais como: rotação  e consórcios de culturas, sistemas agroflorestais, manejo de plantas espontâneas, controle natural de doenças, aproveitamento de esterco da avicultura para adubação orgânica de hortaliças e frutíferas,  manejo e práticas de criação de galinhas poedeiras desde a produção de ração orgânica até a comercialização dos ovos, dentre outras.

O médico veterinário Romeu Mattos Leite, sócio-proprietário da Vila Yamaguishi, acompanhou todo o percurso e esclareceu detalhes do sistema de produção local e da certificação participativa adotada na agricultura orgânica. Também foi apresentada uma área de 30 hectares de Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN da Vila Yamaguishi.

Numa das estações do dia de campo, o pesquisador da Embrapa Ricardo Camargo apresentou um projeto de integração de uma Unidade de Criação de Abelhas sem Ferrão-ASF (meliponário) a uma Unidade de Beneficiamento dos produtos das ASF, que está em processo de instalação e futura certificação. Nessa temática destacou as características da Meliponicultura, suas potencialidades de integração com os sistemas orgânicos, agroecológico e biodiversos e os aspectos regulatórios aplicados à criação destes importantes polinizadores e elos fundamentais de nossa biodiversidade.

Ao término do percurso houve uma “roda de conversa” em que os participantes relataram as suas impressões e obtiveram esclarecimentos adicionais da equipe organizadora. Foi ainda definido o próximo dia de campo da Rede. Será em 4 de julho, no Sítio Vale das Cabras, no Distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, SP. No período da tarde, houve a reunião trimestral do colegiado da Rede de Agroecologia do Leste Paulista, com foco no planejamento e na implementação de ações de fortalecimento da Agroecologia no território.

Cristina Tordin (MTB 28499)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3311 2608

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/