15/04/19 |   Pesca e aquicultura

Software de apoio à produção de peixes concorre a premiação nacional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Reprodução

Reprodução - Votação vai até segunda (22)

Votação vai até segunda (22)

O software de apoio a boas práticas em aquicultura Aquisys, desenvolvido por equipes da Embrapa e instituições parceiras, está entre os três finalistas do Prêmio Inovação Aquícola 2019, na categoria ‘Políticas Institucionais’.

Promovida pela Aquaculture Brasil, Aquishow Brasil e Seafood Brasil, a premiação compreende cinco categorias – ‘Academia’, ‘Produção’, ‘Beneficiamento’, ‘Produto final e ‘Políticas institucionais’. O objetivo é reconhecer as melhores iniciativas que contribuem de forma mais relevante para o desenvolvimento e a consolidação da aquicultura brasileira.

A votação está aberta no site da premiação e vai até a segunda (22).

Desenvolvido e validado sob a coordenação da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e outras instituições, o Aquisys foi lançado em 2015 e tomou como base resultados de pesquisas do projeto em rede nacional denominado Aquabrasil, liderado pela Embrapa de 2007 a 2012. 

A pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente Maria Conceição Pessoa liderou o projeto de validação do Aquisys, que levantou informações junto a produtores, pesquisadores e professores com experiência no cultivo de tilápia.

O objetivo do software é apoiar a difusão, junto a piscicultores de várias regiões brasileiras, de boas práticas de manejo e gestão ambiental da aquicultura, com foco na produção de tilápia em viveiro escavado.

De uso gratuito, o sistema permite avaliar se as atividades conduzidas estão alinhadas às orientações de boas práticas de manejo na aquicultura e à gestão ambiental. A plataforma oferece orientações úteis ao sistema de produção, além de informações importantes para a educação ambiental. 

O programa favorece o uso correto de insumos, minimizando impactos negativos na qualidade da água e em outros recursos naturais, além de apresentar orientações para outros impactos que possam ser geradores de problemas ao próprio sistema de produção.

Uma nova versão do Aquisys está em desenvolvimento por meio de ações de pesquisa do projeto em rede BRS AQUA.  A versão atualizada irá incorporar os sistemas de produção de tilápia em tanque-rede e de tambaqui em viveiro escavado.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: 79 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

aquiculturabrsaquasoftwaretilápia