18/04/19 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Instituições discutem parcerias para impulsionar setor primário no Amazonas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Érico Xavier

Érico Xavier - Dirigentes das três instituições estiveram reunidos na sede da Fapeam

Dirigentes das três instituições estiveram reunidos na sede da Fapeam

Em reunião realizada na última terça-feira (16/04) entre a Embrapa Amazônia Ocidental, a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foram discutidas futuras parcerias entre as instituições visando o desenvolvimento de ações que alavanquem o setor primário no estado do Amazonas. A reunião foi realizada na sede da Fapeam e contou com a participação da diretora-presidente do órgão, Márcia Perales, do titular da Sepror, Petrucio Pereira de Magalhães Júnior, e do chefe-geral da Embrapa, Celso Paulo de Azevedo. 
 
De acordo com Celso Paulo de Azevedo, existe uma demanda no estado por soluções tecnológicas para impulsionar cadeias produtivas importantes para a população que vive no meio rural. Algumas dessas demandas já foram elencadas pela Sepror e, para o seu desenvolvimento, necessitam de pesquisas aplicadas que resultem em soluções que contribuam para a melhoria dos processos de produção. Ainda segundo o chefe-geral da Embrapa, projetos de pesquisa com esse objetivo foram aprovados no edital Pró-estado da Fapeam em 2018, mas por motivos de ordem legal os recursos não puderam ser liberados. “Nesse sentido, a reunião foi uma primeira etapa para a viabilização de financiamentos que possibilitem o desenvolvimento dessas pesquisas”, ressaltou.
 
Para o secretário Petrucio Pereira de Magalhães o Amazonas tem várias cadeias produtivas de grande potencial econômico-social, que são sustentáveis, e que precisam encontrar soluções tecnológicas para superar alguns componentes que limitam o desempenho ou a capacidade de todo um sistema de produção rural no Estado. Já a diretora-presidente da Fapeam disse que a reunião foi para ouvir e conhecer as necessidades das instituições e buscar caminhos que possam viabilizar parcerias, que atendam demandas importantes para o desenvolvimento econômico e social do Estado.
 
Antes desse encontro, o chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, acompanhado de outros dirigentes do centro de pesquisa, realizou uma visita à Fapeam e um encontro com a diretora-presidente da Fapeam no dia 11/04. Segundo Azevedo, o objetivo da visita foi de aproximar as duas instituições e também para apresentar a nova gestão da Fapeam os trabalhos que a Embrapa desenvolve no estado. Nesse encontro, o dirigente da Embrapa ressaltou o apoio que a Fapeam vem dando para a Embrapa nos últimos anos, com o aporte financeiro para o desenvolvimento de pesquisas e de projetos de transferência de tecnologia. No início desase ano, a Embrapa começou a receber recursos referentes a dois editais lançados em 2018 o Amazonas Estratégico e Universal Amazonas, referentes a 28 projetos aprovados. 

Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: 92 33037994

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologiapesquisa-e-inovacao