31/05/19 |   Estudos socioeconômicos e ambientais

Consórcio Pesquisa Café promove o X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil em Vitória, Espírito Santo, de 8 a 10 de outubro de 2019

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Trabalhos técnico-científicos para apresentação no Simpósio terão que ser enviados no período de 3 de junho a 15 de julho

O Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, em sua décima edição, terá como tema: “Cafés do Brasil: Inovação e Sustentabilidade”. O evento, promovido pelo Consórcio Pesquisa Café acontecerá no período de 8 a 10 de outubro de 2019, no Centro de Convenções de Vitória, Espírito Santo. A Embrapa Café e o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper serão as instituições realizadoras do evento.

O Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil tem como objetivo principal apresentar os resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, bem como estimular o diálogo da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café, com vistas a promover o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto, sinalizar novos cenários e tendências de consumo e garantir a sustentabilidade e a inovação permanente dos Cafés do Brasil. O evento faz parte da agenda nacional de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000.

Nesta décima edição, com a temática “Cafés do Brasil: Inovação e Sustentabilidade”, a programação do evento contará com palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentação oral de trabalhos técnico-científicos e sessões de apresentação de pôsteres sobre inovações e tecnologias relevantes para a cafeicultura nacional. Neste ano, são esperados aproximadamente 600 participantes, principalmente pesquisadores, extensionistas, técnicos, professores, estudantes universitários, dirigentes de instituições representativas do setor cafeeiro, tais como associações e cooperativas, empresários, cafeicultores e demais interessados no desenvolvimento do agronegócio dos Cafés do Brasil, inclusive profissionais da imprensa especializada em agricultura.

No período de 3 de junho a 15 de julho de 2019, o X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil receberá trabalhos técnico-científicos que serão analisados pela Comissão Científica do evento até 5 de agosto. O resultado final dos trabalhos aceitos será divulgado até 26 de agosto. Os trabalhos aprovados ficarão disponíveis na página do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, no portal do Consórcio Pesquisa Café, além de serem expostos durante o evento em formato de pôster. A Comissão Científica selecionará até 30 trabalhos para apresentação oral durante o evento.

O Incaper, instituição co-realizadora do X Simpósio, tem atuação relevante na promoção da cafeicultura no Estado do Espírito Santo, por meio do desenvolvimento de diversas tecnologias visando à melhoria da qualidade, aumento da produtividade da lavoura, redução de custos e da assistência técnica aos cafeicultores. O Espírito Santo destaca-se no cenário nacional como o estado segundo maior produtor de cafés no Brasil. Dentre as tecnologias desenvolvidas pelo Instituto, no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, destacam-se: cultivares, sistemas de podas e técnicas de produção de mudas por meio de jardins clonais, além de recomendações de adubação e de boas-práticas de pós-colheita, dentre outras.

Para saber mais sobre o Incaper e conhecer melhor sobre o seu trabalho de pesquisa e assistência técnica acesse:

https://incaper.es.gov.br/

Saiba as regras de como apresentar trabalhos técnico-científicos no X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/consorcio/separador2/simposio-de-pesquisa-dos-cafes-do-brasil

Confira as ANÁLISES (Análises e notícias da cafeicultura) divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias 

Acesse também as publicações sobre café e portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637

Thiago Farah Cavaton
Embrapa Café

Lucas Tadeu Ferreira (MTb 3032/DF)
Embrapa Café

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agropensa