11/06/19 |   Biodiversidade  Segurança alimentar, nutrição e saúde

10º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais - Inscrições abertas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação -

Entre os dias 23 e 25 de outubro de 2019  a Capital Federal irá sediar o 10º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais (SBOE), no Centro Cultural da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB). O evento é organizado pela  Embrapa, UnB e GDF, com o apoio da Agência Infobibos e empresa Laszlo. O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Roberto Fontes Vieira é o presidente da Comissão Organizadora. As incrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site http://www.sboe.net.br/inscricao-on-line.html . O prazo para o envio de resumos vai até o dia 15 de agosto de 2019.

O simpósio aboradará diversas temáticas, tais como: Óleos essenciais na alimentação; Prospecção, cultivo, melhoramento, pós-colheita e mercado; Aspectos químicos, terapêuticos e farmacológicos; Aromaterapia nas práticas integrativas e complementares de saúde; Técnicas analíticas e controle de qualidade; Aspectos regulatórios; Uso de óleos essenciais e hidrolatos no controle de pragas e doenças; Óleos essenciais utilizados na pecuária e alimentação animal e Nanotecnologia e óleos essenciais. Estão previstas as seguintes atividades: palestras, mesas-redondas,  minicursos, lançamento de livros, exposições, apresentação de trabalhos científicos e seção de pôsteres, além de jantar de confraternização.

Os pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Luciano Paulino, Carolina Blassioli e Vera Polez estão entre os palestrantes convidados. Para saber quais são as palestras já confirmadas, clique aqui.

Os minicursos vão acontecer no dia 22 de outubro, das 14h às 18h, na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. São eles:

Minicurso 1: Plantas aromáticas, substâncias voláteis e óleos essenciais utilizados em práticas integrativas e complementares / Prof. Dr. José Carlos Tavares, Universidade Federal do Amapá

Minicurso 2: Agrotecnologia para produção de plantas aromáticas e óleos essenciais / Prof. Dr. Pedro Melillo de Magalhães, Unicamp/CPQBA

Minicurso 3: Técnicas analíticas para identificação e quantificação de óleos essenciais / Profa. Dra. Marcia Ortiz Mayo Marques, Instituto Agronômico de Campinas

O simpósio é destinado a pesquisadores, professores, estudantes, produtores, empresários e demais agentes da Cadeia Produtiva de Óleos Essenciais, além de pessoas interessadas na área. "Brasília é uma região que expressa a riqueza em recursos naturais com inúmeras plantas aromáticas potenciais, entre elas  a arnica-do-cerrado, o alecrim-pimenta entre outras que estarão em evidência no X Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais. O evento será uma excelente oportunidade para as pessoas trocarem experiências, resultados e desafios", afirma o pesquisador Roberto Vieira.

Irene Santana (MTb 11.354/DF)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4769

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

espécies aromáticasóleos essenciais