12/06/19 |   Gestão Estratégica  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa Meio-Norte faz 44 anos avançando na inovação

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Magda Cruciol

Magda Cruciol - Biscoitos elaborados a partir do feijão-caupi.

Biscoitos elaborados a partir do feijão-caupi.

São quarenta e quatro anos de uma história de sucesso na geração de tecnologias e conhecimentos científicos, celebrados nesta quinta-feira 13 de junho, pela Embrapa no Meio-Norte. Ao longo dessas quatro décadas e meia de atuação, a Unidade vem disponibilizando soluções tecnológicas na agropecuária para melhorar a vida das pessoas e desenvolver a região.

Hoje, o portfólio tecnológico é amplo e inovador. São 127 ativos tecnológicos, como cultivares de feijão-caupi e de arroz vermelho, sistemas de produção vegetal  e animal, práticas e processos agropecuários. “Estamos alcançando a melhor fase do desenvolvimento de trabalhos científicos com foco na inovação aberta social e empresarial”, destaca o chefe-geral da Unidade, Luiz Fernando Leite.

A carteira de projetos da Embrapa Meio-Norte é um destaque à parte. São 11 projetos em execução, conduzidos nas áreas de  Produção Animal, Produção Vegetal e Recursos Naturais. Os estudos, segundo o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Edvaldo Sagrilo, são direcionados ao uso e adaptação dos “sistemas integrados de produção, conservação e uso de animais (bovinos e abelhas sociais), sanidade em sistemas aquícolas, fruticultura, controle biológico, e ao manejo do sistema solo-água-planta com uso racional, em culturas e atividades de relevância à região”.

A Unidade  tem participação também em outros 58 projetos de pesquisa e desenvolvimento conduzidos pela Embrapa no País. Com essas ações, Sagrilo prevê uma entrega de 124 soluções tecnológicas já registradas  nos sistemas corporativos da empresa até o ano de 2023.

O braço exportador de ativos tecnológicos vai mais longe, alcançando países do continente africano, onde há escassez  de informações técnicas. A chefe-adjunta de Inovação e Tecnologias, Izabella Hassum,  destaca a atuação da Unidade em ações junto a organismos internacionais para a promoção do desenvolvimento e da segurança alimentar em Moçambique,  Camarões, Etiópia, Uganda, Gana e Tanzânia.

Todo esse trabalho, segundo o chefe-adjunto de Administração e Finanças, José Oscar Lustosa Júnior, está ancorado em um quadro de colaboradores que "passa confiança". São 262 empregados agrupados nos cargos de pesquisador (a grande maioria com doutorado), analista, técnico e assistente. “O maior ativo da Unidade é o nosso quadro pessoal”, exalta.  
 

 

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: (86) 3198-0518

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ciênciatecnologiaaniversárioembrapa meio-norteativos tecnológicos