28/06/19 |   Estudos socioeconômicos e ambientais  Gestão ambiental e territorial

Concluída primeira etapa do projeto de inclusão geodigital na Amazônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Alexandre Rita

Alexandre Rita -

Uma oficina em Caracaraí, RR, encerrou a primeira etapa do projeto “Inclusão Geodigital e Gestão Territorial de Unidades de Produção de Base Familiar”, na Amazônia. Foram oito oficinais, cada uma em dos estados que compõem a região amazônica, para apresentar a iniciativa e trocar com as comunidades locais informações e conhecimentos para construção de indicadores de sustentabilidade. Agora, os pesquisadores e técnicos do projeto vão estruturá-los e elaborar um aplicativo para que os próprios agricultores possam monitorar suas propriedades.

O público principal das oficinas era formado por filhos de produtores, estudantes de ensino médio nas escolas da família. Professores, profissionais da assistência técnica e outros agentes locais também participaram dos eventos. “Estamos construindo indicadores econômicos ambientais e sociais de forma construtivista e participativa”, explica o pesquisador João Alfredo Mangabeira, líder da iniciativa. Ele destaca a preocupação da equipe em contar com o engajamento das comunidades na definição dos indicadores para que o uso seja efetivo e útil para as famílias dos agricultores.

A última oficina aconteceu no campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima, em 4 de junho, com apoio da Embrapa Roraima e da Embrapa Informática Agropecuária, além do instituto-anfitrião. Os outros sete eventos aconteceram em Acrelância (AC), Manaus (AM), Juína (MT), Ouro Preto do Oeste (RO), Macapá (AP), São Luís (MA) e Marabá (PR). A equipes voltarão às comunidades para ministrar cursos sobre o uso do aplicativo.

Este projeto é financiado pelo Fundo Amazônia, assim como outras 18 iniciativas das Embrapa, com o objetivo comum de promover a recuperação, conservação e uso sustentável dos recursos naturais da região. O Fundo Amazônia é operacionalizado pelo BNDES.

(Colaboração: Elis Nascimento)

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

fundo-amazoniaiggts