03/07/19 |   Florestas e silvicultura

Pesquisadores da Embrapa Florestas realizam missão técnica de Projeto de Cooperação para eucalipto na Tunísia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: DGF

DGF - Reunião no DGF

Reunião no DGF

De 08 a 22 de junho, os pesquisadores Guilherme Andrade, Ivar Wendling, Paulo Eduardo Telles e João Bosco Gomes viajaram em missão técnica para a Tunísia,  relacionada ao projeto “Desenvolvimento e Valorização das Plantações de Eucalipto na Tunísia”, firmado por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O objetivo da missão foi monitorar as ações implementadas desde o início do Projeto, em 2015, e discutir ajustes técnicos para atendimento às principais demandas de silvicultura de eucalipto naquele país, usada para produção de madeira, geração de energia e contenção do avanço das dunas e da desertificação.

A contraparte da Tunísia no Projeto inclui pesquisadores e técnicos de diversos Departamentos vinculados ao Ministério da Agricultura, Recursos Hídricos e da Pesca (MARHP); do Instituto Nacional de Pesquisa em Engenharia Rural, Águas e Florestas (INRGREF); da Direção Geral de Florestas (DGF), nas Diretorias de Desenvolvimento Socioeconômico da População Florestal e de  Desenvolvimento Silvo-Pastoril;  e da Administração Regional de Florestas das cidades de Túnis, Sejnane e Bizerte e da Administração Regional de Solos também de Bizerte.

No dia 10, foram realizadas reuniões no Ministério da Agricultura e na Direção Geral de Florestas (DGF) sobre o andamento das atividades do projeto, com apresentações feitas pela contraparte tunisiana. De 11 a 18 de junho, a missão visitou viveiros e casas de vegetação utilizados para a reprodução, por sementes e vegetativa, de materiais selecionados na Tunísia e de germoplasmas do Brasil, introduzidos pelo Projeto. As visitas incluíram ainda áreas com práticas silviculturais de implantação e manejo de eucalipto próximas às cidades de Sejnane, Bizerte, Nabeul e Ain Draham. O Parque Nacional de Ichkeul, próximo a Bizerte, e os Arboretos Korbos e Dj. Abderrahman, próximos a Nabeul, e Souinet, perto de Ain Draham, também foram incluídos no roteiro.

Os dias 19 e 20 de junho foram reservados para avaliação global das atividades do projeto e proposta de novas ações de cooperação.

Segundo Guilherme Andrade e equipe a programação planejada na missão foi integralmente cumprida, sem contratempos: “A missão foi extremamente produtiva, pois junto com os técnicos tunisinos, conseguimos fazer os ajustes necessários no Projeto de Cooperação visando a continuidade na obtenção dos resultados esperados para o desenvolvimento das plantações de eucalipto naquele País”, avalia Andrade.

 

Sobre o Projeto

Foi estabelecido com os objetivos de aumentar a produtividade e a qualidade da madeira, realizar o melhoramento genético das espécies plantadas na Tunísia e possibilitar o uso de técnicas de melhoramento como hibridação entre espécies promissoras, seguido de propagação vegetativa das melhores plantas dentro dos cruzamentos.

Em 2015, a primeira missão técnica da Unidade, composta por Carlos Alberto Ferreira, Helton Damin da Silva, Paulo Eduardo Telles e Marcos Deon, acompanhados pelo representante da ABC, Leonardo Perez Lima, esteve na Tunísia. Em 2016 e 2017, a Embrapa Florestas recebeu grupos de técnicos e pesquisadores do governo tunisiano para treinamentos, com foco em melhoramento genético e clonagem, em 2016, e em silvicultura, em 2017.

Os materiais genéticos seminais enviados pelo Projeto de Cooperação para a Tunísia em 2017 foram:

Espécie

Grau de Melhoramento

Quantidade (kg)

Corymbia citriodora

APS(F2)

0,500

Corymbia maculata

APS(F1)

0,500

Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis

PSM (F4)

0,500

Eucalyptus cloeziana

APS(F1)

0,500

Eucalyptus urophylla

APS(F1)

0,500

Eucalyptus grandis x Eucalyptus camaldulensis

APS(F2)

0,500

Eucalyptus benthamii

APS(F2)

0,500

Paula Saiz (Conrerp 3453)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: 4136753549

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens