04/07/19 |   Estudos socioeconômicos e ambientais

Consórcio Pesquisa Café divulga programação do X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Simpósio será realizado no Centro de Convenções de Vitória - ES, e os trabalhos técnico-científicos poderão ser encaminhados até 22 de julho

O X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, promovido pelo Consórcio Pesquisa Café, será realizado no Centro de Convenções de Vitória, Espírito Santo, no período de 8 a 11 de outubro de 2019. A Embrapa Café e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper serão as instituições realizadoras do evento, que terá como tema central “Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade dos Cafés do Brasil”.

O Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil tem como objetivo principal apresentar os resultados de pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, bem como estimular o diálogo da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café, com vistas a promover a sustentabilidade do setor, por meio da pesquisa, inovação, melhoria da qualidade do produto, prospecção de novos cenários e tendências de consumo, de forma permanente, dos Cafés do Brasil. 

O primeiro dia do evento, 8 de outubro, começará com inscrição presencial e credenciamento, seguidos do pronunciamento de autoridades, além da palestra de abertura com base no tema central do evento. Em seguida, haverá uma apresentação cultural e será servido coquetel aos presentes.

A programação dos dias 9 e 10 contará com mesas-redondas, palestras e discussões sobre Papel das cooperativas na inovação e sustentabilidade na cafeicultura, Custos de produção e rentabilidade dos Cafés do Brasil, Gestão sustentável da água na cafeicultura, Cafeicultura de precisão, Expressão máxima da qualidade dos cafés, e, por fim, Manejo de pragas na cafeicultura.

Além disso, serão ministrados minicursos com os temas Manejo nutricional do cafeeiro, Manejo de poda no café arábica, Plantio de café em montanha visando à mecanização, Produção de cafés especiais, Manejo de poda dos cafés do Espírito Santo e Gestão da propriedade cafeeira. Nos intervalos, os participantes poderão degustar cafés de excelente qualidade produzidos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Rondônia.

O envio de trabalhos técnico-científicos, no formato de resumo expandido, poderá ser feito até 22 de julho de 2019, para análise da Comissão Científica do evento. Os trabalhos aprovados ficarão disponíveis na página do X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, no portal do Consórcio Pesquisa Café, e serão expostos durante o evento em formato de pôster. Dentre esses, a Comissão Científica selecionará 30 trabalhos para apresentação oral.

No dia 11 de outubro, como programação opcional, mediante adesão, os interessados poderão se inscrever para participar de visita técnica em lavouras de café arábica ou conilon, em locais ainda a serem definidos, para conhecerem tecnologias desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café adotadas por cafeicultores capixabas.

Inscrições: as inscrições, que serão gratuitas, poderão ser feitas por intermédio da página do X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil e também presencialmente no primeiro dia do evento. Referida página esta sendo confeccionada e será divulgada brevemente.

Saiba como apresentar trabalhos técnico-científicos no X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil e conheça o histórico das demais edições do Simpósio realizadas anteriormente:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/consorcio/separador2/simposio-de-pesquisa-dos-cafes-do-brasil

Confira as ANÁLISES (Análises e notícias da cafeicultura) divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias 

Acesse também as publicações sobre café e portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637

Thiago Farah Cavaton
Embrapa Café

Lucas Tadeu Ferreira (MTb 3032/DF)
Embrapa Café

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agropensa