09/07/19 |

Café Conilon é destaque em UNAI-MG

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Mais de 60 participantes entre técnicos do setor cafeeiro, produtores e representantes de empresas que assistem as lavouras na região de Unai-MG tiveram uma ampla exposição sobre os sistemas de cultivo e tratos culturais para a obtenção de lavouras mais produtivas com cafés da variedade Conilon. Reunidos na segunda-feira, 8/7, na lavoura do viveiro Sacomam, os participantes do dia de campo promovido pela Embrapa Café e parceiros fizeram muitas perguntas sobre a viabilidade do café Conilon numa região dominada pelo tradicional café Arábica, em Minas Gerais.

Os pesquisadores da Embrapa Café e da Embrapa Cerrados, que estão analisando o desempenho do Conilon na região de Unaí, mostraram-se surpresos com o desempenho da variedade cuja característica principal é a alta produtividade aliada a grande resistência a pragas e doenças. De acordo com o produtor e viveirista Clésio Sacomam, as plantas comportaram-se bem e apesar do lento desenvolvimento inicial a aposta valeu a pena e o que se apresentou no dia de campo foram plantas vigorosas e muito produtivas.

No Brasil, o estado do Espírito Santo é o principal produtor do café Conilon, mas em Minas Gerias a predominância é de café da espécie Arábica. Os pesquisadores da Embrapa incentivam a diversificação na produção cafeeira e neste contexto o Conilon é uma opção principalmente ao pequeno produtor, pois mostra uma ampla adaptabilidade, tanto em áreas baixas (como é o caso do cultivo em Unai), quanto em áreas mais elevadas, como no cerrado do entorno de Brasília.

Com o Conilon se obtém uma bebida neutra quando comparada ao café arábica, servindo de lastro para as combinações (blends) de cafés de sabor mais ativos e diferenciados. O cafeicultor Irmo Casavechia diz que o Conilon se apresenta como uma alternativa na sua propriedade, onde predomina o café Arábica. “Para isso nós temos que contar com a pesquisa da Embrapa, para nos orientar de forma correta”, diz o produtor.

Na promoção do evento em Unaí a Embrapa Café uniu-se ao Viveiro Sacomam e a Cooperativa Agrícola de Unaí (Coagril) para realizar o 1º Encontro Grão no pé – Café Conilon.

Antonio Heberle (MTb 6.160)
Embrapa Café

Contatos para a imprensa

Telefone: 3448 2060

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/