10/07/19 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde  Transferência de Tecnologia

Biofortificação é tema de reportagem da BBC

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - O episódio conta com a participação de Jose Luiz Viana de Carvalho, coordenador da Rede BioFORT.

O episódio conta com a participação de Jose Luiz Viana de Carvalho, coordenador da Rede BioFORT.

O trabalho de biofortificação realizado pela Embrapa, por meio do Projeto BioFORT, foi abordado no episódio “Better Foods”, que foi ao ar na última sexta-feira (5). Este é o sexto da série “Follow The Food”, exibida pelo canal BBC World News. A série apresenta exemplos de pesquisas mundiais que visam desenvolver alimentos mais nutritivos para auxiliar a combater a chamada fome oculta – quando há consumo de alimentos sem a qualidade nutricional adequada –, que atinge cerca de dois bilhões de pessoas no mundo e leva a diversos problemas de saúde.

O episódio conta com a participação de José Luiz Viana de Carvalho, coordenador da Rede BioFORT. Ele explica o trabalho realizado na cidade de Codó, no Maranhão, com o cultivar biofortificado de feijão-caupi, cujas sementes são multiplicadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e distribuídas aos agricultores para produção localmente.

Também foram entrevistados alunos e nutricionistas do IFMA, bem como produtores que cultivam o feijão-caupi na região, onde as ações de transferência dessa tecnologia viraram política de Estado. As entrevistas ocorreram de 11 a 13 de março deste ano e foram feitas pela jornalista Priscila Brandão, que foi repórter da TV Globo por mais de 20 anos em programas como Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal da Globo. Ela também apresentou o programa Globo Rural, onde atuou como editora e produtora.

As entrevistas relativas ao projeto BioFORT podem ser assistidas neste link e vão dos 10'30" aos 15'40". A articulação contou com a participação da Embrapa Cocais (São Luís, MA).

BioFORT
A Rede BioFORT é o conjunto de projetos responsáveis pela biofortificação de alimentos no Brasil. Coordenada pela Embrapa, busca diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar e nutricional através do aumento dos teores de ferro, zinco e vitamina A na dieta da população mais carente – três das maiores carências mundiais. 

No Brasil, a biofortificação consiste no melhoramento genético convencional, ou seja, na seleção e cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando cultivares mais nutritivos. São 15 Unidades da Embrapa envolvidas, com foco no melhoramento de alimentos básicos, como arroz, feijão, feijão-caupi, mandioca, batata-doce, milho, abóbora e trigo.

Os programa brasileiro de biofortificação tem o suporte do programa HarvestPlus, um consórcio de pesquisa que atua na América Latina, África e Ásia com recursos financeiros da Fundação Bill e Melinda Gates, Banco Mundial e agências internacionais de desenvolvimento.

Sobre a BBC World News
A BBC World News é um canal internacional de notícias e informações, transmitido em inglês em mais de 200 países e territórios. Fundado em 1991, o canal pertence ao grupo British Broadcasting Corporation (BBC). A audiência semanal desse canal é estimada em 84 milhões de telespectadores. O conteúdo é focado em notícias internacionais, esportes, clima, negócios, atualidades e documentários.


Com informações de Paula Rodrigues (MTB 61.403/SP) e agência Sant’Anna.

Francisco Lima (13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8206

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

biofortbbcbiofortificação