18/07/19 |   Estudos socioeconômicos e ambientais

X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil prorroga prazo de envio de trabalhos técnico-científicos até 12 de agosto

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Simpósio será realizado no Centro de Convenções de Vitória, Espírito Santo, no período de 8 a 11 de outubro de 2019

O Consórcio Pesquisa Café por intermédio do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper e a Embrapa Café promovem o X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil no Centro de Convenções de Vitória, Espírito Santo, no período de 8 a 11 de outubro de 2019, cujo tema central será “Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade dos Cafés do Brasil”.

O X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, à semelhança das nove edições anteriores, que foram realizadas pelo Consórcio no período de 2000 a 2015, nas cidades de Poços de Caldas-MG, Vitória-ES, Porto Seguro-BA, Londrina-PR, Águas de Lindóia-SP, Araxá-MG, Salvador-BA e Curitiba-PR, também contará na programação oficial com a apresentação de aproximadamente 300 trabalhos técnico-científicos no formato de pôsteres, dos quais 30 serão selecionados para apresentação oral em sessões técnicas.

Referidos trabalhos também serão publicados nos Anais do Simpósio em formato digital. Para o atingimento dessas metas é que a Organização do Simpósio prorrogou o prazo de envio dos trabalhos técnico-científicos até 12 de agosto de 2019. Os resumos expandidos deverão ser enviados para análise da Comissão Científica do X Simpósio, de acordo com a ‘Norma para apresentação de trabalhos técnico-científicos’. Os trabalhos aprovados serão divulgados até 23 de setembro e, posteriormente, ficarão disponíveis na página do X Simpósio e no portal do Consórcio Pesquisa Café.

Para tanto, os autores terão que classificá-los nos seguintes temas: agregação de qualidade ao café; agroclimatologia e fisiologia; aperfeiçoamento dos processos industriais e novos produtos à base de café; aprimoramento dos sistemas de cultivo; benefícios do café à saúde humana; desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras de café; genética, melhoramento e biotecnologia; manejo de pragas e doenças dos cafeeiros; mecanização do cultivo e da colheita do café em áreas planas e de montanhas; melhoria dos processos de colheita e pós-colheita; transferência de tecnologia e comunicação; e uso racional de água na cafeicultura.

A programação do evento, no dia 8 de outubro, começará com inscrição presencial e credenciamento, seguidos do pronunciamento de autoridades e da palestra de abertura com base no tema central do evento. Na sequência, será realizada uma apresentação cultural e servido um coquetel aos presentes. Nos dias 9 e 10, o Simpósio contará com mesas-redondas, palestras e discussões sobre o Papel das cooperativas na inovação e sustentabilidade na cafeicultura, Custos de produção e rentabilidade dos Cafés do Brasil, Gestão sustentável da água na cafeicultura, Cafeicultura de precisão, Expressão máxima da qualidade dos cafés, e, por fim, Manejo de pragas na cafeicultura.

Em complemento à programação oficial, serão ministrados minicursos com os temas: Manejo nutricional do cafeeiro, Manejo de poda no café arábica, Plantio de café em montanha visando à mecanização, Produção de cafés especiais, Manejo de poda dos cafés do Espírito Santo e Gestão da propriedade cafeeira. Nos intervalos, os participantes poderão degustar cafés de excelente qualidade produzidos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Rondônia.

No dia 11 de outubro, como atividade opcional, mediante adesão dos interessados, os inscritos poderão participar de visita técnica em lavouras de café arábica ou conilon, em locais definidos pelo Incaper, para conhecerem tecnologias desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café. As inscrições no Simpósio serão gratuitas e poderão ser feitas brevemente na página do X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, que está ainda está sendo confeccionada. E, também, presencialmente no Centro de Convenções de Vitória no primeiro dia do evento.

Saiba como apresentar trabalhos técnico-científicos no X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil e conheça o histórico das demais edições do Simpósio realizadas anteriormente:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/consorcio/separador2/simposio-de-pesquisa-dos-cafes-do-brasil

Confira as ANÁLISES (Análises e notícias da cafeicultura) divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias 

Acesse também as publicações sobre café e portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637

Lucas Tadeu Ferreira (MTb 3032/DF)
Embrapa Café

Jamilsen Santos (MTb 11015/DF)
Embrapa Café

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agropensa