14/08/19 |   Transferência de Tecnologia

Visita técnica possibilita novos conhecimentos a alunos de Tefé

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fernando Goss

Fernando Goss - Pesquisador André Atroch mostra os experimentos com a cultura do guaraná

Pesquisador André Atroch mostra os experimentos com a cultura do guaraná

A Embrapa Amazônia Ocidental recebeu nesta quarta-feira (14/8), uma turma de 26 alunos e três professores do 3.º ano do curso de agropecuária do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Campus de Tefé. A visita técnica teve por objetivo conhecer na prática as pesquisas e instalações da empresa. 

Os alunos foram recebidos pelo pesquisador Marcos Vinícius Garcia, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental, que deu as boas-vindas e falou da importância do conhecimento. “Estudem bastante, explorem ao máximo, procurem deter o conhecimento, por que quem tem o conhecimento tem o poder. Isso ninguém tira de vocês”, recomendou. 

Os professores Laís Alves da Gama, Davi Oliveira e o engenheiro agrônomo Paulo Menezes acompanhavam a turma formada por jovens entre 16 e 18 anos. O Ifam no município de Tefé tem três cursos integrados: técnico em administração, informática e agropecuária. Tem ainda os cursos subsequentes (Pós-médio) de administração, informática, orientação comunitária e secretariado. 

Segundo Laís Alves, a visita fez parte de uma ampla programação nas imediações de Manaus, para que os estudantes pudessem ampliar seus conhecimentos. “Queremos proporcionar aos jovens a oportunidade de conhecer outros centros de pesquisa, produtores rurais, sair um pouco da vivência deles no município de Tefé e saber o que acontece aqui no mundo das pesquisas e produtores de grande porte”, comentou. Além da sede da Embrapa Amazônia Ocidental, a programação incluiu visita ao campo experimental da Embrapa no Caldeirão e fazendas de Iranduba e na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O engenheiro agrônomo Paulo Menezes agradeceu por serem recebidos na Embrapa, “uma instituição referência no Brasil e no mundo, por que investe fortemente em tecnologias para a agricultura familiar”, disse. Falou ainda da acessibilidade das publicações existentes no portal da Embrapa que segundo ele, muito tem ajudado nos seus estudos e recomendou aos alunos acessarem o portal, por fim agradeceu ao trabalho dos pesquisadores e pessoal de apoio da Embrapa.

Na visita à Embrapa, os estudantes conheceram os laboratórios de Piscicultura, Plantas Medicinais, Cultura de Tecidos e de Solos e Plantas. Também conheceram os tanques da Piscicultura, viveiro central de mudas, plantas medicinais, guaranazeiros e a biblioteca. No campo experimental do Caldeirão, as pesquisas com culturas anuais e fruteiras. 

No município de Tefé o carro-chefe da agricultura é mandioca e serve de pólo de apoio de outros municípios como Alvarães e Uarini, que são grandes produtores de farinha. Se destaca pelo Instituto Mamirauá, no desenvolvimento de pesquisas na região, tem o manejo sustentável do pirarucu e o extrativismo da castanha-do-brasil, espécie que representa o município. 

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7898

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

visitaifam