09/10/19 |   Comunicação  Transferência de Tecnologia

Embrapa e Prefeitura de Bagé formalizam parceria para o desenvolvimento da pecuária leiteira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Aline Veleda

Aline Veleda - Alunos de escolas locais visitam o estande da Embrapa para conhecer mais sobre a pecuária

Alunos de escolas locais visitam o estande da Embrapa para conhecer mais sobre a pecuária

107ª Expofeira de Bagé
Tecnologias de manejo de pastagem são também destaques da Embrapa Pecuária Sul que estarão expostas até o dia 13 de outubro na Expofeira

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite na Região da Campanha, a Embrapa e a Prefeitura de Bagé assinam protocolo de intenções para implantação de unidade demonstrativa do Programa Balde Cheio. A cerimônia acontece na sexta-feira (11/10) às 20h30, no estande do Núcleo de Criadores de Jersey, durante a 107ª Expofeira de Bagé.

O programa é uma metodologia de transferência de tecnologia que tem o objetivo de capacitar profissionais da assistência técnica, extensão rural e pecuaristas em práticas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais, com uso de tecnologias adaptadas às propriedades, visando a evolução dos índices técnicos e econômicos. Em 2019, a Embrapa Pecuária Sul e a Embrapa Clima Temperado, em parceria com diversas instituições e com os produtores, já estão implantando o Baldo Cheio em diversas cidades gaúchas. 

Renata Suñé, uma das coordenadoras do Programa no Estado e pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, salienta que não há um pacote de tecnologia pronto no Balde Cheio, mas um atendimento diferenciado com um planejamento da propriedade, considerando as características de cada estabelecimento. Renata salienta a importância da parceria com a Prefeitura Municipal que vai proporcionar a vinda do técnico especializado para fazer o acompanhamento de forma participativa com o produtor, sendo que a Embrapa também irá fazer visitas à propriedade.

Com esse Programa, a Embrapa está fomentando a fixação da família no meio rural e fortalecendo a importância da assistência técnica. 

Conheça mais sobre o Programa Balde Cheio

As pastagens
Quem estiver visitando ou expondo na Expofeira poderá ir ao estande da Embrapa e conhecer novidades em relação às técnicas de manejo de pastagem, além das cultivares forrageiras lançadas recentemente: cornichão URS BRS Posteiro, trevo-branco BRS URS Entrevero, aveia-branca URS F Flete, capim-sudão BRS Estribo e trevo-vesiculoso BRS Piquete. Para complementar essas temáticas, estarão disponíveis publicações também lançadas pela empresa. Para auxiliar nessa divulgação, o atendimento no estande conta com a colaboração dos pesquisadores Cristina Genro, Gustavo Silva e Maurício Köpp e dos analistas Felipe Rosa, Lisiane Brisolara e Marco Antônio Lucas.

Pasto sobre Pasto
O conceito Pasto sobre Pasto também é um dos destaques da Embrapa na exposição. A estratégia, basicamente, trata de sobrepor plantas forrageiras de diferentes espécies, cultivares e ciclos de crescimento, sem que se remova uma para implantar a outra e sem que ocorra prejuízo ao desenvolvimento das plantas consorciadas. Também estará disponível uma publicação recém lançada sobre o tema.

O documento Pasto sobre Pasto tem informações recentes do uso de variedades de pastagens encontradas nos pampas gaúchos. “Nós tentamos colocar todas essas informações em uma linguagem bem acessível”, destaca a pesquisadora da Embrapa Márcia Silveira.

Acesse aqui a publicação.

Uso da altura das pastagens

Recomendações para a utilização da altura das pastagens, de forma a auxiliar produtores e técnicos na tomada de decisão, serão apresentadas tanto com amostras de alturas diferenciadas quanto com a divulgação da publicação “Uso da altura para ajuste de carga em pastagens”.

Acesse aqui a publicação.

Expoaula

Nesta edição, o Expoaula, projeto organizado pela Urcamp e pela Associação Rural de Bagé e que deve contar com a participação de cerca de dois mil estudantes, tem como foco o tema “Imagem da Pecuária”. As funções do campo fazem parte das conversas, nesta quarta e quinta-feira, dos pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul José Pedro Trindade e Leandro Volk com os estudantes. Trindade salienta que os sistemas naturais de campo e a própria pecuária têm diversas contribuições para o ambiente, entre elas a melhoria do solo, a eficiência do uso da água e de nutrientes. “Queremos mostrar aos estudantes a importância que a pecuária tem dentro dos sistemas naturais”, complementa Leandro.

Como o manejo do pasto afeta nas emissões de metano dos bovinos? Esta pergunta será respondida pela pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul Cristina Genro, durante as apresentações da sexta-feira (11/10). “Estamos preparando uma série de materiais para apresentação aos alunos das escolas públicas e privadas que irão participar do Projeto Expoaula”, destaca a pesquisadora.

Cristina Genro conta que a proposta é fazer os alunos compreenderam porque os bovinos emitem metano e como o manejo do pasto afeta nessas emissões. “Montamos uma apresentação com atividade prática para os alunos interagirem e testar o conhecimento durante as explicações”, diz Cristina.

Pecuária de corte

A Embrapa Pecuária Sul também marca presença no julgamento da raça Brangus. Na pista central (11/10), das 10h às 12h, o pesquisador Joal Leal será o jurado de classificação. Na ocasião, o pesquisador Marcos Yokoo fará palestra sobre a incorporação da informação genômica no melhoramento de bovinos da Raça Brangus no Brasil.

Neste mesmo dia, às 14h, dentro da programação do Núcleo de Criadores de Terneiros de Hereford e Braford na Expofeira de Bagé, estudantes e produtores rurais visitam área experimental da Embrapa. Na oportunidade, os pesquisadores da Embrapa, Joal Leal e Renata Suñé, juntamente com o analista Roberto Collares, vão falar sobre a Prova de Avaliação a Campo. A visita tem a parceria dos técnicos e da diretoria do Núcleo.

Daniela Collares (MTb 114/01 RR)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3240-4650

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

expofeiraexposicao