09/10/19 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa no Dia C - Tecnologias sociais e de segurança alimentar para o Amapá

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Mellina Garcia

Mellina Garcia - A fossa séptica biodigestora, adaptada para ambiente de várzeas, estará em exposição no evento Dia do Cooperar

A fossa séptica biodigestora, adaptada para ambiente de várzeas, estará em exposição no evento Dia do Cooperar

Boas práticas para açaí saudável, controle da mosca-da-carambola, matapis adaptados para captura de camarão, e fossa séptica para comunidades ribeirinhas. Estas tecnologias da Embrapa serão apresentadas no evento Dia do Cooperar (Dia C), promovido pelo Sistema OCB-AP, a partir das 15 horas deste sábado, 12/10, no Complexo do Araxá, orla de Macapá. A exposição da Embrapa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sobretudo o Objetivo 2 (Erradicar a fome) e o Objetivo 6 (Água potável e saneamento).

Os 17 ODS estão previstos na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 para executar um plano de ação voltado para erradicação da pobreza e proteção do planeta. “Em Macapá, os participantes do Dia do Cooperar conhecerão resultados de pesquisas desenvolvidas para o Amapá e Estuário Amazônico, que contribuem para atender aos ODS nos temas da segurança alimentar, saneamento básico e agricultura sustentável”, acrescentou o chefe-geral da Embrapa Amapá, Nagib Melém.  

ODS 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promoção da agricultura sustentável

No âmbito das Boas Práticas de Fabricação do açaí, serão distribuídas cartilhas e folderes que explicam os procedimentos adequados para produzir e comercializar açaí de batedeira livre de contaminantes. Também serão exibidas reportagens do Dia de Campo na TV sobre este tema (https://www.youtube.com/watch?v=n1V4T_SwsP8&t=76s), gravadas em Macapá, Santana e Mazagão. Sobre a mosca-da-carambola foi preparada uma maquete demonstrando o ciclo de vida desta praga, que dura em média 1 8 dias. A maquete foi produzida em aquário de vidro.

Os participantes também terão a oportunidade de assistir o vídeo “Mosca-da-carambola – ameaça à fruticultura brasileira” (https://www.youtube.com/watch?v=C_btWQLFZkQ&feature=youtu.be). O desenvolvimento de tecnologias para a aquicultura também faz parte do portfólio da Embrapa Amapá, que inclui o matapi adaptado (inclusive em pvc) para uma captura do camarão da Amazônia de forma mais sustentável e com melhor rentabilidade para o pescador (http://g1.globo.com/ap/amapa/videos/t/todos-os-videos/v/matapi-sintetico-torna-pesca-de-camarao-mais-sustentavel/7080877). Os matapis estarão em exposição no Dia do Cooperar.

ODS 6 - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

A fossa séptica biodigestora para áreas inundáveis foi adaptada do modelo desenvolvido originalmente pela Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP) para áreas de terra firme. Uma maquete da fossa séptica produzida por alunos da Escola Meta, adequada para localidades ribeirinhas, estará montada na exposição; como também será exibida uma reportagem veiculada no programa Dia de Campo na TV sobre esta tecnologia.

ODS e Plano Diretor da Embrapa

A pesquisa agropecuária nacional é forte aliada do Brasil e do Planeta no alcance das metas da Agenda 2030, estabelecida em 2015 pela ONU. Ao gerar conhecimentos e ativos tecnológicos para a sustentabilidade da agropecuária brasileira, a Embrapa vinculou sua atuação, direta ou indiretamente, a todos os 17 ODS.  

Para saber mais acesse aqui: https://www.embrapa.br/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods

Dia do Cooperar (Dia C)

O Dia C é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias realizadas por cooperativas. O Dia do Cooperar (Dia C) completa 10 anos em 2019.

De acordo com a organização do evento, em Macapá, no próximo dia 12/10, a programação ganhará um espaço voltado às Cooperativas do Estado. No local, os visitantes poderão conhecer um pouco da rotina desses homens e mulheres, e seus mais diversos produtos como: castanha, biscoitos, doces, polpas de frutas, cacau, licor, chocolates, óleos, exposição de móveis e artesanatos, entre outros produtos. Devido ser também o Dia das Crianças, serão distribuídos cerca de mil brinquedos para crianças em vulnerabilidade social que residem no Araxá e Conjunto Mucajá, que foram previamente cadastradas. O evento também promoverá interatividade com as crianças por meio de atividades lúdicas, aulas de karatê e capoeira, apresentações de grupos de marabaixo, música, e espaço recreativo com cama elástica e pula-pula. 

Saiba mais: diac.somoscooperativismo.coop.br

Dulcivania Freitas (DRT-PB 1.063/96)
Embrapa Amapá

Contatos para a imprensa

Telefone: 0xx96-3203-0287

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

ods