05/11/19 |   Gestão Estratégica

Embrapa é premiada no Concurso Inovação no Setor Público da ENAP

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Robinson Cipriano

Robinson Cipriano - Representantes da equipe responsável pelo Balanço Social da Embrapa sobem ao palco para receber o Prêmio Inovação no Setor Público

Representantes da equipe responsável pelo Balanço Social da Embrapa sobem ao palco para receber o Prêmio Inovação no Setor Público

A pesquisa de avaliação de impactos das soluções tecnológicas da Embrapa, essencial para a consolidação do Balanço Social da Empresa, acaba de receber mais um reconhecimento público: foi premiada nesta semana na 23ª edição do Concurso Inovação no Setor Público da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério da Economia. O trabalho da Embrapa concorreu com dezenas de outros projetos brasileiros dentro da categoria Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal, ficando entre os cinco finalistas premiados.

A solenidade de premiação ocorreu em Brasília no dia 4 de novembro, no auditório do Instituto Serzedello Corrêa, no Tribunal de Contas da União, durante a abertura da 5ª Semana de Inovação, evento que debateu alguns desafios da Administração Pública no século XXI, dentro do tema Governo para as Pessoas. Lúcia Gatto, diretora-executiva de Gestão Institucional, recebeu o troféu junto com a secretária de Desenvolvimento Institucional, Angélica Gomes, e os analistas Wilson Correa e Roberto Penteado, que representaram a equipe envolvida com o processo de avaliação de impactos de soluções tecnológicas.

"Essa premiação é fruto do esforço dos colegas envolvidos ao longo da história do Balanço e sou grata por tamanha dedicação. O comprometimento das equipes, tanto da SDI quanto das Unidades Descentralizadas, para melhorar esse processo a cada ano foi fundamental para dar mais visibilidade institucional aos resultados do nosso Balanço Social", afirmou a diretora, destacando que agora a Embrapa passará a utilizar o Selo de Inovação da Enap nas edições da sua publicação anual.

Angélica ressaltou o caráter inovador do Balanço, mesmo já estando na sua 22ª edição. "No último ano, ampliamos o total de soluções tecnológicas avaliadas com adoção consolidada, passando para 165, informando também as áreas de adoção, também chamadas de outcomes, e onde estão sendo usadas. O desafio de inovar demanda método, ousadia, parcerias e capacidade e articulação. A elaboração do Balanço Social envolve a participação de mais de 270 profissionais em toda a Empresa, desde a coleta de dados de campo e análise do uso, adoção e impacto das soluções tecnológicas, até a sistematização de informações como ações sociais, casos de sucesso e premiações. E tudo pode ser auditado, porque é fruto de uma metodologia e um processo que vem sendo aperfeiçoado há duas décadas", finalizou.

A Embrapa, além do troféu do Prêmio, recebeu também certificado para toda a equipe diretamente responsável, direito de uso do Selo Inovação nas publicações do trabalho e um membro da equipe ganhará o direito de participar de um curso relacionado às temáticas de inovação na Dinamarca, com todas as despesas pagas pela Embaixada da Dinamarca no Brasil.

Conheça todos os vencedores da 23ª edição do Concurso Inovação no Setor Público da Enap:

Categoria Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal:

  • Avaliação de impactos da pesquisa agropecuária - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (DF)
  • Implantação do Hubine, o Hub de Inovação do Banco do Nordeste (CE)
  • Projeto de Evolução do Programa de Gestão de Demandas (PGD) - Controladoria-Geral da União (DF)
  • SICAF 100% digital - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (DF)
  • SisHAB - Gestão e Otimização da Análise de Requerimentos - Agência Nacional de Transportes Terrestres (DF)

Categoria Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal:

  • Evidências para Políticas de Equidade em Saúde: informação para ação - Ministério da Saúde (DF)
  • Meu INSS - Central de Serviços - Instituto Nacional do Seguro Social (DF)
  • Plataforma de cidadania digital - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (DF)
  • Portal Único de Comércio Exterior e o novo processo de exportações - Ministério da Fazenda (DF)
  • Rede Cadastro Único – Ministério da Cidadania (DF)

Categoria Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital:

  • Da pena alternativa criminal às tecnologias sociais - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (MS)
  • Gestão em saúde baseada em indicadores - Hospital Materno Infantil de Brasília (DF)
  • Melhores práticas com inovação aberta metropolitana - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (SP)
  • Novo Prêmio Inoves: acelerando iniciativas públicas - Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (ES)
  • Programa de internato em administração e gestão municipal - Fundação João Pinheiro (MG)

Concurso Inovação

Em 23 anos de existência, o concurso reconhece e premia grupos de servidores talentosos que repensam, de forma criativa, suas atividades rotineiras para entregar valor público para a sociedade. Em todos esses anos o concurso recebeu mais de 2.500 inscrições e premiou mais de 400 projetos inovadores. A premiação também busca reconhecer e valorizar líderes de funcionários públicos  que atuam de forma criativa em benefício do interesse público, disseminando soluções inovadoras que inspiram outras iniciativas e colaboram para fortalecer a sua multiplicação no setor público.

O concruso premia três categorias: Categoria Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal, Categoria Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal e Categoria Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital.

Clique aqui para acessar fotos da premiação.

Robinson Cipriano (MTb 1727/88-DF)
Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (SIRE)

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4285

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Avalie esta notícia:

Média (0 Votos)