03/12/19 |   Transferência de Tecnologia

Municípios gaúchos recebem mais uma rodada do Tour Capim-annoni Tolerância Zero

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Naylor Perez

Naylor Perez - Imagem mostra área infestada à esquerda e área recuperada com o Mirapasto

Imagem mostra área infestada à esquerda e área recuperada com o Mirapasto

O tour Capim-annoni Tolerância Zero começou mais um roteiro por municípios do interior do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (02/12). Desta vez, o seminário passa pelos municípios de Cachoeira do Sul, Santa Maria, Cruz Alta e Caçapava do Sul. Os eventos são realizados através de parceria entre a Embrapa e o Senar/RS, com apoio da Grazmec, Plano Agricultura de Baixo Carbono e sindicatos rurais. 

O roteiro tem o objetivo de divulgar, para produtores rurais, técnicos e estudantes, princípios e técnicas para controle correto de uma das principais plantas invasoras do Rio Grande do Sul, o capim-annoni. 

Durante o seminário serão abordados os seguintes temas: capim-annoni: impactos e avanço do conhecimento da espécie; introdução ao Método Integrado de Recuperação de Pastagens (Mirapasto), lançado pela Embrapa e que consiste em um conjunto de princípios para controle de plantas invasoras como o capim-annoni; controle seletivo do capim-annoni, através do aplicador seletivo de herbicida Campo Limpo e da enxada química; construção da fertilidade do solo; introdução de espécies forrageiras; e ajuste de carga animal. Finalizando o evento ainda apresenta os resultados produtivos e econômicos com a introdução do Mirapasto. 

Em média, no RS, as propriedades de pecuária de corte em campo nativo com alta taxa de infestação por capim-annoni conseguem ter uma produtividade média que podem variar de 44 a 78 kg/ha/ano de carne, conforme a região no estado do Rio Grande do Sul. “Mas com o Mirapasto, a produtividade pode chegar a 500 kg/ha/ano, nesta área que estava tomada pelo capim-annoni”, garante o pesquisador Naylor Perez.

Conforme o técnico do Senar/RS, Pedro Faraco, o tour tem passado por diversas regiões do Estado e agora chega pela primeira vez à região central. “O annoni está em todo o Estado, então a nossa estratégia é, dentro do possível, ir visitando todas as regiões”, destacou. 

Confira a agenda
02/12/19 – Cachoeira do Sul (Parque do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul)
03/12/19 – Santa Maria (Sindicato Rural de Santa Maria)
04/12/19 – Cruz Alta (Parque Integrado do Sindicato Rural)
09/12/19 – Caçapava do Sul (Parque de Exposições Elyseu Benfica)

O seminário em todos os municípios acontece das 13h30min às 19h30min.  

Felipe Rosa (14406/RS)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3240-4650

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/