21/05/20 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa faz lançamentos, participa ao vivo e disponibiliza conteúdos gratuitos na Agrotins 2020

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: divulgação

divulgação -

Com a participação de 22 de suas unidades de pesquisa, a Embrapa mostra na Agrotins 2020 resultados de suas pesquisas e de seus trabalhos com várias cadeias produtivas relacionadas à agropecuária brasileira. São diferentes formatos de participação: entre eles, haverá 19 participações na programação ao vivo e o lançamento de três tecnologias voltadas para a região do Tocantins e do Matopiba, área que engloba partes dos estados do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia.

No primeiro dia da feira, 27 de maio, serão seis participações ao vivo, com especialistas da empresa falando sobre temas variados. No dia seguinte, outros oito temas; e no último dia do evento, 29 de maio, serão abordados cinco temas. A programação pode ser conferida no site específico que a Embrapa preparou para a Agrotins 2020: clicando aqui, acesse a página inicial do site e, aqui, vá direto para a programação. Além desse conteúdo ao vivo, estarão disponíveis no site oficial do evento (https://agrotins.to.gov.br/) dezenas de palestras gravadas.

A empresa apresenta ainda conteúdos em formato de publicações técnicas, programas próprios de TV e de rádio e uma área específica para a formação e a consolidação de parcerias com o setor produtivo. Já os lançamentos nesta edição da Agrotins são três: estratégia de consórcio de soja com gramíneas forrageiras para reforma de pastagens degradadas; GeoMatopiba  Inteligência Territorial Estratégica para o Matopiba; e Tambaplus – Análise Genética de Tambaqui.

Desde o começo - A Embrapa tem ligação histórica com a Agrotins, que neste ano chega à sua vigésima edição. Desde a primeira edição da feira, ainda numa propriedade rural em Porto Nacional (região Central do Tocantins), a empresa marca presença. Em todas as edições, a Embrapa mostrou a produtores, técnicos, estudantes e outros públicos seus resultados de pesquisa que ajudaram e continuam contribuindo para a expansão sustentável da agropecuária na região.

A partir de 2010, a participação da empresa na feira passou a ser coordenada pela Embrapa Pesca e Aquicultura, centro de pesquisa instalado no ano anterior em Palmas, capital tocantinense. Alexandre Freitas, chefe geral interino da Embrapa Pesca e Aquicultura, ressalta o orgulho da empresa como um todo participar da Agrotins: “isso mostra uma característica da nossa empresa de confiar no ineditismo, de confiar e de se irmanar com governos e produtores na criação desse agro que nós temos hoje. Ou seja, duas décadas atrás, a Embrapa, num evento incipiente, se fez presente, trouxe suas tecnologias e ao longo de todos esses anos tem se feito presente”.

Alexandre entende que são vários os públicos com que a empresa interage no evento. “A Agrotins nos dá acesso a uma diversidade de públicos que é muito importante para uma instituição como a Embrapa. Desde a agricultura familiar e suas diversas vertentes ao agro, ao produtor agropecuário, mas também ao universitário, ao estudante e ao público urbano”, afirma.

Uma das pessoas que está à frente da participação da Embrapa na Agrotins 2020 é Pedro Alcântara, da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura. De acordo com ele, “a gente tem uma grande oportunidade de estar mais próximo do nosso público, e mesmo de públicos que a gente não atingia antes, com esses formatos que a gente está trabalhando”. Este vem sendo considerado o primeiro grande evento agropecuário totalmente realizado de maneira virtual no Brasil.

Nesta edição, a Embrapa estará presente na Agrotins com Unidades das cinco regiões do país. Confira a relação: do Norte, além da própria Embrapa Pesca e Aquicultura, a Embrapa Rondônia; do Centro-Oeste, Embrapa Agroenergia, Embrapa Agrossilvipastoril, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Cerrados, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Hortaliças e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; do Nordeste, Embrapa Algodão, Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Mandioca e Fruticultura; do Sudeste, Embrapa Agrobiologia, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Instrumentação, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Territorial; e do Sul do país, Embrapa Florestas, Embrapa Soja e Embrapa Suínos e Aves.

Serviço:

O que: Agrotins 2020

Quando: de 27 a 29 de maio

Onde: https://agrotins.to.gov.br/ (site oficial do evento)

Clenio Araujo (6279/MG)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (63) 99952-5917

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

tocantinsmatopibaagrotins-2020