06/06/20 |   Estudos socioeconômicos e ambientais  Produção animal

A produtividade do rebanho em carcaças aumentou 80% nas últimas décadas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os pesquisadores do CiCarne fizeram uma análise das últimas décadas da produtividade do rebanho brasileiro e apontam aumento de 80% na produtividade da carcaça por rebanho. Isso deve-se à adoção de tecnologias desenvolvidas voltadas à genética animal, controle de pragas e doenças e melhoria das pastagens.

Outra observação é em relação a concentração do rebanho bovino nacional. Em 1978, a região Centro-Sul do País se destacava. Municípios como Corumbá-MS, Alegrete-RS e Sant`Ana do Livramento-RS lideravam a lista com maiores rebanhos.

Já em 2018, o cenário se alterou, com a região Norte presente e o fortalecimento da Centro-Oeste. O rebanho brasileiro concentra-se, desde então, nos estados do Pará, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, mas a expansão da atividade pecuária permite afirmar que dos 5.567 municípios brasileiros, apenas 30 não possuem cabeças de gado.

Leia mais no Boletim CiCarne, semana 30 de maio a 5 de junho, "A produtividade do rebanho bovino brasileiro em carcaças aumentou 80% em 20 anos", com a análise dos especialistas da Embrapa, integrantes do Centro de Inteligência da Carne (CiCarne). 

Assessoria de Imprensa
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Avalie esta notícia:

Média (0 Votos)