29/07/20 |   Agricultura familiar  Convivência com a Seca

Webinar sobre avanços e desafios da agricultura familiar no Semiárido tem nova data

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arte: Eduardo Godoy

Arte: Eduardo Godoy -

Está confirmada a nova data do webinar que debaterá os avanços e as perspectivas da agricultura familiar no Semiárido brasileiro. O encontro será realizado no dia 7 de agosto (sexta-feira), a partir das 15 horas, com transmissão pelo canal da Embrapa no YouTube. Inicialmente marcado para o dia 24 de julho, o evento precisou ser adiado.

Especialistas da Embrapa e da sociedade civil, gestores públicos e uma agricultora refletirão sobre as conquistas dos últimos 45 anos para o desenvolvimento socioeconômico da região e sobre as lições aprendidas com a seca dos últimos dez anos, que trouxe muitos desafios a serem superados. O seminário virtual faz parte do calendário do aniversário de 45 anos da Embrapa Solos e da Embrapa Semiárido.

Estão escalados para o webinar Petula Nascimento, chefe-geral da Embrapa Solos (RJ); Pedro Gama, chefe-geral da Embrapa Semiárido (PE); Cristhiane Amâncio, pesquisadora da Embrapa Agrobiologia (RJ) e líder do portfólio de Inovação Social na Agropecuária da Embrapa; Paola Cortez Bianchini, pesquisadora da Embrapa Semiárido; Antonio Barbosa, coordenador do Programa Sementes do Semiárido e do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA); e Antônia Maria de Jesus Alves, agricultora da Comunidade Cipó, no Município de Pedro ll (PI). A moderação do bate-papo será de Alexandre de Oliveira Lima, secretário de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte.

Os especialistas farão uma contextualização sobre o Semiárido e abordarão os avanços alcançados nos últimos 45 anos, mostrando como a pesquisa agropecuária e a sociedade civil contribuíram para o desenvolvimento econômico e social da agricultura familiar da região. Também será dado enfoque nas lições aprendidas com a seca do período de 2009 a 2019, que trouxe inúmeros desafios para pesquisadores, agentes de desenvolvimento rural, gestores públicos e, sobretudo, para quem vive no Semiárido. 

“Os participantes farão uma reflexão sobre as perspectivas de pesquisa e inovação que poderão ser proporcionadas aos agricultores de base familiar, para uma convivência com mais dignidade e resiliência às mudanças do clima semiárido”, revela a pesquisadora da Embrapa Solos Maria Sonia Lopes, que atua na Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento de Recife e desenvolve diversos trabalhos com agricultores familiares do Semiárido.

Outro ponto relevante do webinar será a participação da agricultora Antônia Maria de Jesus Alves, do município de Pedro II (PI). Ela trará o seu olhar sobre os impactos na vida das famílias da região causados pelas pesquisas conduzidas pela Embrapa e pelas tecnologias implementadas pela ASA, como as barragens subterrâneas, as cisternas de consumo, o manejo de caatinga e as ações de agrobiodiversidade.

“Falar em agricultura familiar no Semiárido é falar da convivência, do bem viver com esta região, que tem como princípio a cultura da estocagem (estocagem de água, de sementes e de forragens), que associada à diversidade dos sistemas produtivos, permitiu a muitas famílias um patamar elevado na produção de alimentos. Isso possibilita a existência de uma identidade alimentar e nutricional do Semiárido”, reflete Antonio Barbosa, coordenador da ASA.

O papel da biodiversidade e da agrobiodiversidade na resiliência e sustentabilidade da agricultura familiar e dos territórios no Semiárido e os planos para a implantação de tecnologias sociais hídricas na região também serão abordados pelos especialistas, que responderão a perguntas feitas pelos internautas durante a transmissão.

 

Programe-se

Webinar Avanços e desafios da agricultura familiar no Semiárido brasileiro

  • Sexta-feira (07/08/2020)
  • 15 horas
  • Canal da Embrapa no Youtube (acesse aqui)

 

Fernando Gregio (MTb 42.280/SP)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/