16/09/20 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa Meio Ambiente participa do Conecta Sebrae Agrolab

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fernanda Sampaio

Fernanda Sampaio - Tanques rede para criação de tilápias

Tanques rede para criação de tilápias

O Conecta Sebrae Agrolab Amazônia, idealizado pelo Sebrae Rondônia, em conjunto com várias instituições, de 22 a 24 de setembro, realizado em plataforma online e gratuito, possibilitará ao participante assumir um avatar e, assim, navegar pelos ambientes, assistir palestras, participar de rodadas de negócios, fazer networking, além de visitar estandes, onde estarão disponíveis algumas tecnologias da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP).

Uma delas, voltada para a aquicultura, é a produção intensiva de juvenis de tilápia-do-Nilo em sistema bioflocos, que de acordo com os seus princípios, é considerado o mais adequado e promissor para o desenvolvimento sustentável do setor, disponibilizando informações sobre a porcentagem ideal de redução do teor proteico das rações para alimentação de alevinos, contribuindo para o aprimoramento do sistema intensivo de produção.

A redução em até 8% de proteína bruta na dieta é viável para produção de juvenis em sistema de bioflocos, sem interferência no desempenho animal, o que representa uma diminuição no custo de produção desta espécie, uma vez que a proteína é o nutriente mais caro da ração, além de redução do impacto ambiental pelo consumo da proteína complementar dos micro-organismos do bioflocos.

A fermentação líquida para produção massal de conídios no desenvolvimento de biopesticidas também estará no estande. Esse método otimiza a produção massal de propágulos de fungos, utilizando a fermentação líquida submersa para o processo de produção de biopesticidas fúngicos, visando ao manejo sustentável de doenças de plantas. O benefício é o melhor controle de contaminantes, maior rapidez no processo, menor demanda por espaço de produção e mão de obra, sendo uma alternativa vantajosa ao processo de fermentação sólida, para produção em larga escala, com baixo custo e alta qualidade do produto final.
 
O visitante poderá conhecer também os dispositivos de indução para eletrificação de jatos de gotas de bicos hidráulicos, que permitem adaptar o uso da eletrostática em pulverizadores terrestres com bicos hidráulicos convencionais. Como diferencial, permitem o uso da pulverização eletrostática nas diversas culturas agrícolas, sendo adaptáveis aos pulverizadores terrestres convencionais. Pela sua maior eficiência tende a demandar menor quantidade de inseticidas e outros agrotóxicos ao longo do ciclo das culturas, diminuindo custos e favorecendo o meio ambiente, já que reduzem o fenômeno de retro atração de gotas carregadas eletricamente, bem como evitam o acúmulo excessivo de líquido sobre as superfícies expostas do bico pulverizador, o que afetaria diretamente sua eficiência de operação e a qualidade do processo de deposição eletrostática.

Um sistema mobile – o AgroTag VEG, capaz de realizar coletas sistemáticas de dados e propiciar o compartilhamento de informações em rede entre seus usuários, com integração remota com o WebGis, e que oferece funções de georreferenciamento e delimitação em mapas da área de interesse e de alta resolução, registro fotográfico e conexão WebGis, também poderá ser acessado. Sua aplicação está centrada na otimização da coleta de informações no campo, além da integração destas informações com outras já definidas. 

Sobre o evento

Para fazer uma pré-inscrição, basta acessar www.agrolabamazonia.com para receber conteúdos exclusivos, com temática totalmente voltada para o agronegócio e 100% digital. Propõe não apenas ser uma grande vitrine virtual do setor produtivo de Rondônia para  Brasil e para o mundo, mas também trazer conteúdos de orientações, palestras, oficinas, rodadas de negócio e, talvez uma grande marca desta ousada iniciativa, será o grande fórum à distância de debates institucionais, uma vez que, de acordo com os organizadores, estão sendo negociadas participações de secretários de agricultura e chefes de executivos estaduais.

Cristina Tordin (MTB 28499)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19-992626751

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agrolabamazonia