02/10/20 |   Agroindústria  Comunicação  Transferência de Tecnologia

Pelo Ideas for Milk, Embrapa recebe o prêmio Protagonista na Transformação Digital Global

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Eliane Hayame

Eliane Hayame -

 

A Embrapa Gado de Leite recebeu, na noite desta quarta-feira (30/9), o prêmio Protagonista na Transformação Digital Global - Iniciativas de Sucesso e Melhores Práticas, na Categoria Economia 5.0, pelo movimento Ideas for Milk. O evento foi realizado on line e o prêmio foi entregue de forma simbólica na Sede da Embrapa Gado de Leite, pelo analista Wagner Arbex ao chefe-geral, Paulo Martins. Adriana Regina Martin, diretora de tecnologia e inovação da Embrapa, participou da solenidade.

O Prêmio Transformação Digital Brasil é uma evolução do Prêmio e-Learning Brasil e do Prêmio Learning & Performance Brasil, que reconhece, desde 2002, as melhores práticas em aprendizado, performance e transformação digital dos negócios. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Micro Power que envolve 60 profissionais de 37 organizações diferentes e tem como propósito promover, no Brasil, o desenvolvimento de projetos para transformação digital de processos e modelos de negócio, objetivando operacionalizar a E-Digital – Estratégia Brasileira para Transformação Digital, com especial atenção ao impacto nas pessoas e sociedade, de forma sustentável e inclusiva. A Embrapa Gado de Leite já havia recebido, em 2019, o prêmio Learning & Perfomance Brasil, também pela iniciativa do Ideas for Milk.

Os destaques da transformação digital idealizados pelo Instituto Micro Power são fundamentados em cinco pilares: Pessoas 5.0, Sociedade 5.0, Negócios 5.0, Governo 5.0 e Economia 5.0.  A transmissão do dia 30/9 foi a quinta e última sessão do programa Manifesto 5.0. A Embrapa teve outro projeto contemplado como destaque em transformação digital, o programa de aceleração de startups do agronegócio TechStart Agro Digital, promovido pela Embrapa Informática Agropecuária e Venture Hub.

Adriana Regina Martin, diretora de tecnologia e inovação da Embrapa, que integra o conselho superior da iniciativa e também seu conselho consultivo, disse que é uma grande honra ver a Empresa contemplada com destaques em iniciativas de sucesso em transformação digital. Ela parabenizou Paulo Martins pela iniciativa do Ideas for Milk. A diretora ressaltou que o Brasil é o único país do mundo a produzir alimentos de modo diversificado e competitivo em ambiente tropical, com capacidade de produção seis vezes maior do que a própria população. “A contribuição da Embrapa em produzir alimentos com base na ciência trouxe representativo crescimento do PIB brasileiro e teve forte impacto na geração de emprego e renda”, afirmou.

Paulo Martins considerou o prêmio um reconhecimento importante de uma iniciativa realizada em rede, na qual a Embrapa se associa às Universidades e ao setor produtivo, para gerar impacto efetivo na vida das organizações, instituições e pessoas. Segundo ele, o novo consumidor mudou a lógica de produção, por exigir alimentos originários de sistemas produtivos responsáveis e sustentáveis.

Martins destacou que o movimento Ideas for Milk teve como base a criação de uma forte relação entre a Embrapa, universidades e empresas para levar a cadeia do leite a um patamar de digitalização efetiva, criando um ecossistema de inovação, unindo áreas que antes não se interagiam, como agronomia, veterinária, zootecnia com administração, economia, computação, matemática e engenharia aos setores de infraestrutura, logística, de insumos, investidores e produtores rurais.

O movimento Ideas for Milk em todas as suas vertentes integra hoje 35 universidades e gerou ou apoiou startups hoje avaliadas em R$ 27 milhões no mercado, em apenas dois anos. O Ideas for Milk reúne desde sua criação, em 2016, mais de 330 propostas que contemplam todos os elos da cadeia produtiva do leite e inspirou outras cadeias do agronegócio a se transformarem e se modernizarem. “No fundo, nosso intuito é estimular a produção de leite com vacas e pessoas felizes”.

Ideas for Milk- O desafio de startups Ideas for Milk foi idealizado pela Embrapa Gado de Leite para estimular o desenvolvimento de ferramentas inovadoras úteis a profissionais do setor lácteo e possíveis de serem usadas em dispositivos móveis, como smartphones, tablets e hardwares com sensores. A iniciativa visa adequar a pecuária de leite aos novos tempos, uma vez que tais equipamentos já são realidade no campo e em outras cadeias produtivas sua utilização encontram-se em estágio mais avançado.

Integra o movimento Ideas for Milk a Caravana 4.0, em que a organização do evento visita universidades e outras instituições de ensino (este ano de forma virtual) para conversar sobre a cadeia produtiva do leite, a revolução digital no agronegócio e o mercado agtech. Um dos objetivos da Caravana é atrair propostas para o Desafio de Startups.

O Vacathon é outro evento integrante do movimento. É uma maratona de programação em que equipes de instituições de ensino superior do país exploram o conhecimento gerado pelas pesquisas da Embrapa Gado de Leite para desenvolver projetos de software e hardware que respondam aos desafios enfrentados pelos produtores e pelas indústrias laticinistas.

Desde o ano passado foi instituído ao conjunto de iniciativas do Ideas for Milk o Troféu Inovação, que visa premiar empresas brasileiras do setor lácteo que estão em consonância com o novo consumidor por adotar tecnologias ou processos inovadores. A partir deste ano, foi criada mais uma iniciativa ao movimento, o Ideas for Milk Lives,  que promove semanalmente palestras virtuais com  universidades e instituições  destinada basicamente aos estudantes e professores dos cursos de Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Administração, Economia, Ciência da Computação e todas as Engenharias, visando estimular a formulação de propostas, seja para o Vacathon ou para o desafio de startups.

 

Marcos La Falce
Embrapa Gado de Leite

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

premio-transformacao-digitalmanifesto-brasil-50