18/11/20 |   Agricultura familiar  Transferência de Tecnologia

Trabalho analisa transferência de tecnologia em comunidades rurais na Amazônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Reflexões sobre o processo de transferência tecnológica em comunidades amazônicas considerando o diálogo e o contexto coletivo são abordadas no trabalho em que pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental apresentam em capítulo de livro lançado no l Simpósio Internacional de Processos Civilizadores (SIPC), cuja décima oitava edição acontece este ano virtualmente de 17 a 20 de novembro.

“Notas sobre as contribuições de Norbert Elias para a compreensão da ação de transferência tecnológica junto às comunidades rurais na Amazônia” é o título do capítulo escrito pelos pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental - sociólogo Lindomar de Jesus de Sousa Silva, agrônomo Gilmar Antônio Meneghetti, economista José Olenilson Costa Pinheiro - e a cientista social Tânia Nazarena de Oliveira Miranda.

De acordo com os autores, o capítulo “Notas sobre as contribuições de Norbert Elias para a compreensão da ação de transferência tecnológica junto às comunidades rurais na Amazônia”, abordou a noção de interdependência como elemento fundamental na definição de metodologias voltadas à transferência de tecnologia agropecuária em comunidades rurais de Manaus, no Amazonas. Os autores apontaram para a necessidade de incorporação de conceitos desenvolvidos por N.Elias para a realização deste tipo de projeto, respeitando as características locais e contando com a participação de todos os atores envolvidos para a obtenção dos resultados planejados conjuntamente.

O livro “Norbert Elias em debate - usos e possibilidade de pesquisa no Brasil” é organizado por Ana Flavia Braun Vieira e Miguel Archanjo de Freitas Junior, lançado pela Editora Texto e Contexto. O livro está disponível em formato e-book gratuito e é resultado de uma chamada pública de abrangência nacional, em que pesquisadores de diferentes regiões do Brasil foram convidados a enviar suas propostas. Para acessar e fazer o download do livro acesse: https://www.textoecontextoeditora.com.br/produto/detalhe/norbert-elias-em-debate-usos-e-possibilidades-de-pesquisa-no-brasil/42

Sobre o SIPC - O evento teve origem em 1996 por iniciativa brasileira com a finalidade de fomentar o intercâmbio de ideias e resultados de investigação entre pesquisadores de diversas disciplinas que encontram na obra de Norbert Elias uma fonte de orientação para enfrentar os desafios do mundo atual e que compartilham o interesse pelas ciências sociais ajustadas à realidade. Neste ano o simposio é coordenado a partir de Bogotá, Colômbia e está sendo organizado pela Escola Superior de Administração Pública (ESAP) da Colômbia e pela Direção de Cultura Cidadã da Secretaria de Cultura, Recreação e Esportes da Prefeitura de Bogotá.

Síglia Souza (MTb / 66 AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 992852976

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologia