18/12/20 |

Aspectos técnicos e aplicações da poda seletiva são destaque em evento

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Moacir Medrado

Moacir Medrado -

O assunto “Poda” é um dos temas mais requisitados pelo público ervateiro, de acordo com o relatório do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa (SAC). O assunto foi abordado durante o 1º Painel da série de eventos on-line “Erva-mate XXI: Inovação e Tecnologias para o Setor Ervateiro”, realizado em 23/10. Delmar Santin, da Cambona Consultoria, falou sobre “Poda seletiva: aspectos técnicos e aplicações”. A poda seletiva é recomendada para ervais com alta tecnologia e médio a baixo nível de sombra.

Segundo o consultor, o maior desafio dos plantios de erva-mate é colher integralmente o que a planta produz: “Hoje não se tem um manejo de poda e colheita com que consigamos colher e aproveitar 100% do que a planta produz. Perde-se de seis a oito toneladas por hectare. Ou seja, o manejo de poda e colheita não é o mais adequado”, afirmou.

Dentre as vantagens da poda seletiva, segundo Santin, estão o melhor aproveitamento do que a planta produz e  a manutenção de uma quantidade significativa de folhas, protegendo as plantas contra geadas e favorecendo a brotação pós-poda, além de  uma renda extra de até R$ 6 mil reais líquidos, nos dias atuais, por hectare. “É um valor significativo que o produtor, às vezes, deixa de ganhar porque não aplica as técnicas adequadas de manejo e colheita”.

Confira a palestra de Santin e as demais palestras que integraram o Painel sobre Sistema de produção no Canal da Embrapa no Youtube.

O evento foi organizado pela Embrapa Florestas com apoio do IDR Paraná, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Manuela Bergamin (MTb 1951/ES)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

painel-erva-mate-1poda-em-erva-matedelmar-santin