28/12/20 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa treina técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: -

- - -

-

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado da Bahia promovem, desde meados de dezembro, o Curso EAD de Fruticultura Orgânica, voltado especificamente para técnicos e produtores indicados pela secretaria.
O treinamento é proveniente de uma emenda parlamentar de autoria do deputado federal baiano Afonso Florence para apoiar agricultores familiares por meio da capacitação de técnicos da assistência técnica e rural (Ater) e produtores multiplicadores. “Precisamos unir forças para atender às demandas da sociedade. Juntos somos mais fortes. Dividimos esse espaço aqui com a SDR, por meio do apoio financeiro da emenda concedida pelo deputado Afonso Florence. Aproveito para agradecer ao deputado e ao apoio do secretário Josias Gomes nessa empreitada”, disse Alberto Vilarinhos, chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, na abertura do curso, em 15 de dezembro. Estava presente também o coordenador-executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex-SDR), José Tosato.
Logo em seguida, aconteceu o primeiro módulo do curso, que abordou preparo e manejo do solo para produção orgânica de fruteiras. Atuaram como apresentadores os pesquisadores Alisson Xavier, Ana Lúcia Borges e José Eduardo Borges de Carvalho e o professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Marcos Silva. A moderação estava a cargo do pesquisador Aldo Vilar Trindade, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Já na quinta (17), aconteceu o segundo módulo. Quatro especialistas falaram sobre produção orgânica de banana: Ana Lúcia Borges, Marilene Fancelli, Fernando Haddad e Áurea Albuquerque Gerum. O moderador foi
o analista Herminio Rocha (STT). As gravações dos dois eventos já estão disponíveis no YouTube da Unidade.
O curso vai envolver ao todo seis módulos. Virão ainda os sobre produção orgânica de maracujá, abacaxi, manga (janeiro) e de umbu e umbu-cajá (a definir).

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

fruticulturacursos-e-eventosparceriafruticultura-organicawebinar