19/01/21 |

Fevereiro é época de controle da broca-da-erva-mate, principal praga dos ervais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Chega o mês de fevereiro e o produtor de erva-mate deve estar atento: é época de combater a broca-da-erva-mate (Hedypathes betulinus), também conhecida como besouro corintiano, que é a principal praga destes cultivos. As larvas da broca atacam o tronco das erveiras, construindo galerias que impedem a circulação normal da seiva, resultando no broqueamento das plantas. Quando o ataque é muito intenso, pode causar a morte das árvores.

Antes, o combate a esta praga era realizado com a catação manual dos adultos da broca. Agora, os produtores contam com o Bovemax, um inseticida biológico desenvolvido pela Embrapa Florestas em parceria com a Novozymes. O produto tem, como ingrediente ativo, esporos do fungo Beauveria bassiana, que provoca a morte dos insetos.

“O uso do Bovemax é uma medida efetiva no controle da praga e seu uso é fundamental para a sanidade dos ervais e, consequentemente, para equilíbrio econômico de toda a cadeia produtiva”, explica a pesquisadora Susete Chiarello Penteado, da Embrapa Florestas. “E, mais importante ainda, este combate é feito com um produto biológico, registrado especificamente para a erva-mate junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, sendo esse o único produto com registro para uso na erva-mate, completa.

O produto deve ser aplicado duas vezes por ano: em novembro e fevereiro, e pode ser encontrado em casas agropecuárias. “A Embrapa não realiza a comercialização deste produto, mas a empresa que o fabrica já está abastecendo as casas agropecuárias”, finaliza Susete.

Caso não encontre o produto, informe à casa agropecuária que ela pode adquirir o produto com a fabricante Novozymes pelo telefone (67) 99832-4013 ou entre em contato pelo e-mail contato@cogemate.org para saber quais são os pontos de distribuição.

 

 

 

NCO
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

erva-matebroca-da-erva-matebovemaxcontrole-biologico