01/02/21 |

Evaristo de Miranda é agraciado com a Medalha Chico Mendes

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Alan Rodrigues

Alan Rodrigues - Evaristo de Miranda recebe Medalha Chico Mendes das mãos do vereador Gustavo Petta

Evaristo de Miranda recebe Medalha Chico Mendes das mãos do vereador Gustavo Petta

O pesquisador Evaristo de Miranda, chefe-geral da Embrapa Territorial, foi agraciado com a Medalha Chico Mendes, honraria concedida pela Câmara Municipal de Campinas. A medalha foi entregue, no dia 8 de janeiro, pelo vereador Gustavo Petta (PCdoB) e representa um reconhecimento pelos estudos e pesquisas promovidos em contribuição ao meio ambiente. A homenagem foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares campineiros.

Petta expressou admiração pela história de Evaristo. Segundo o parlamentar, essa trajetória deixou um legado composto por diversos serviços prestados para o Brasil, os quais estão associados aos “princípios que norteiam a constituição da nação brasileira, como a soberania alimentar e a agricultura - questões fundamentais para o desenvolvimento do nosso País”, disse.

O homenageado estendeu a homenagem a toda a equipe com quem trabalhou ao longo de quatro décadas dedicadas à pesquisa agropecuária, em especial, aos empregados da Embrapa Territorial. “Em pesquisa, e particularmente na Embrapa, os resultados obtidos são sempre os do trabalho de uma equipe”, afirmou.

Após a entrega da homenagem, o vereador conheceu alguns dos trabalhos desenvolvidos pela equipe do centro de pesquisa, como o GeoSocial (em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social - hoje incorporado ao Ministério da Cidadania), o GeoAtlas e o Sistema de Gestão Territorial para Combate à Dengue, elaborados para a Prefeitura de Campinas. Pesquisadores e analistas do centro também mostraram dados dos imóveis rurais do Cadastro Ambiental Rural (CAR), dos estabelecimentos agropecuários do IBGE e dos agricultores inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), como ferramentas de apoio ao planejamento rural na região de Campinas, em São Paulo e em todo o Brasil.

Trajetória

Evaristo começou sua carreira na Embrapa em 1980, como pesquisador na Embrapa Semiárido. Implantou e dirigiu três centros nacionais de pesquisa. Em 2015 iniciou sua atual gestão à frente da Embrapa Territorial.

Membro de várias sociedades científicas, atuou como consultor da ONU na Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, a Rio-92. Possui centenas de artigos científicos e de divulgação publicados no Brasil e exterior. É autor e co-autor em mais de 50 livros em português, inglês, francês, italiano, espanhol e mandarim.

Essa é a segunda homenagem conferida pela Câmara Municipal de Campinas a Evaristo de Miranda durante sua atual gestão. Em 2017, a Casa Legislativa concedeu ao pesquisador o título de “Cidadão Campineiro”.

Alan Rodrigues (MTb JP/CE 2625)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/