22/02/21 |   ILPF

Histórico das pesquisas da Embrapa com ILPF inaugura primeiro podcast sobre o tema

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação -

Foi lançado nas principais plataformas agregadoras de podcasts e de áudios por streaming o primeiro episódio do ILPF na Rede. Com temática específica sobre sistemas integrados de produção agropecuária, o podcast traz em sua estreia o histórico das pesquisas que deram origem ao que hoje são conhecidos como sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

O convidado deste primeiro episódio é o pesquisador aposentado da Embrapa, João Kluthcouski, mais conhecido como João K. No podcast ele bate um papo com os apresentadores Gabriel Faria, da Embrapa Agrossilvipastoril, e Renato Rodrigues, da Embrapa Solos.

João iniciou os trabalhos com sistemas integrados ainda na década de 1980, quando buscava alternativas para melhorar a produtividade de arroz de sequeiro e de pastagens do Cerrado. Desse trabalho, saiu, por exemplo, o Sistema Barreirão, lançado pela Embrapa em 1991.

No podcast João contextualiza o momento em que iniciaram as pesquisas, a desconfiança que os sistemas geravam em produtores, técnicos e pesquisadores e relata como isso foi mudando com o tempo e com o incremento de novas tecnologias no sistema.

Para o convidado do ILPF na Rede, a ILPF é um dos principais trunfos do Brasil para que se possa produzir alimento em quantidade e qualidade suficiente para atender a demanda global, garantindo a sustentabilidade ambiental.

“O Brasil é o único país do mundo que mantém o solo vegetado 12 meses por ano. Você está assimilando carbono, mantendo matéria orgânica no solo. O Brasil é o único país no mundo que faz quatro safras por ano, tendo seis meses de chuvas”, afirma.

Para João K, a preservação da Amazônia e de outros biomas como o Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica passa necessariamente pela recuperação de áreas já desmatadas que estão com baixa produtividade. Os sistemas ILPF são a melhor forma de se elevar a produtividade desses locais.

“Todas as 200 milhões de cabeças de bovinos que temos no Brasil, em cerca de 200 milhões de hectares poderão ocupar, com a integração e com pastagens de boa qualidade, apenas 50 milhões de hectares”, prevê o pesquisador.

Ao falar sobre seu trabalho, João K destaca o importante papel do setor produtivo, uma vez que as pesquisas eram feitas em propriedades rurais e custeadas pelos produtores. Outro aspecto que ele ressalta é que a Embrapa não foi a única instituição responsável pelas pesquisas com ILPF. Porém, foi quem melhor conseguiu divulgar os sistemas.

“Não vou dizer que a integração começou com a gente. Nosso caso é um caso. Já havia algumas iniciativas naquela época, mas o pessoal não sabe difundir. E nós abrimos a boca e começamos a difundir. Quem fez realmente a divulgação do consórcio de arroz com pastagem, que depois virou o Sistema Barreirão, foi o Globo Rural. Lembro que recebemos 7 mil cartas depois que o programa sobre o tema foi ao ar”, relata o pesquisador que esteve em várias reportagens do programa da Rede Globo ao longo de sua carreira.

 ILPF na Rede

O podcast ILPF na Rede é mais um canal de divulgação de informações sobre sistemas ILPF. Com foco em produtores, técnicos e estudantes, o podcast será produzido por meio de temporadas. A primeira delas terá dez episódios, lançados semanalmente, sempre às segundas-feiras.

“Atualmente se valoriza muito a comunicação rápida em vídeos curtos e textos bem sucintos. O podcast já faz o caminho inverso, possibilitando abordagens mais amplas sobre determinado assunto. Trata-se de uma forma de comunicação direta com as pessoas realmente interessadas no assunto”, explica um dos responsáveis pelo podcast, o jornalista Gabriel Faria, da Embrapa Agrossilvipastoril.

A cada episódio do ILPF na Rede, os apresentadores recebem um convidado para uma entrevista sobre um tema específico dentro da ILPF. Além disso, há sempre o relato de um produtor contando sobre a estratégia de sistema integrado que utiliza em sua propriedade, nas diferentes regiões e biomas brasileiros.

Para Renato Rodrigues, pesquisador da Embrapa Solos e também apresentador do podcast, esse novo canal reforça as possibilidades de divulgação dos sistemas integrados de produção agropecuária em uma mídia que vem crescendo no Brasil. Ele destaca ainda a possibilidade de participação do ouvinte enviando suas dúvidas, que são respondidas a cada episódio por especialistas no assunto, ou relatando sua experiência com os sistemas ILPF.

O podcast ILPF na Rede é produzido por Gabriel Faria e Renato Rodrigues e a edição é feita pela Altia Podcast. A iniciativa é da Rede ILPF, uma parceria público-privada formada pela Embrapa, Bradesco, Cocamar, Ceptis, John Deere, Soesp e Syngenta, que tem como objetivo ampliar a adoção de sistemas ILPF pelos produtores brasileiros. 

 

Como ouvir

Para ouvir o ILPF na Rede basta fazer a busca com o nome do podcast em agregadores de podcast, como Spotfy, Google Podcast, Apple Podcast, Deezer e Amazon Music. Para saber quando novos episódios estiverem disponíveis, o ouvinte deve clicar para seguir o podcast.

Confira os temas dos dez episódios da primeira temporada do ILPF na Rede:

 

Data*

Episódio

Título

Convidado

22/fev

1

Início das pesquisas com ILPF no Brasil

João K

01/mar

2

ILPF na produção de alimentos no futuro

Paulo Herrmann

08/mar

3

Recuperação de pastagens

Patrícia Menezes

15/mar

4

Ganhos de produtividade na pecuária de corte em ILPF

Bruno Pedreira

22/mar

5

ILPF na produção de leite

Roberta Carnevalli

29/mar

6

Benefícios da pastagem para a cultura agrícola

Júlio César Salton

05/abr

7

Consórcios forrageiros para segunda safra

Flávio Wruck

12/abr

8

Soja em sistemas integrados

Alvadi Balbinoti

19/abr

9

Milho como estratégia na ILPF

Emerson Borghi

26/abr

10

A árvore na ILPF

Maurel Behling

*Em algumas plataformas pode haver atraso na disponibilização dos episódios.

Gabriel Faria (mtb 15.624 MG)
Embrapa Agrossilvipastoril

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ilpfilprede-ilpfpodcast-ilpf-na-redecomunicacaopodcast-agro