23/03/21 |   Gestão Estratégica

Prefeitura de Teresina quer ampliar produção agrícola com apoio da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Antônio José Aguiar

Antônio José Aguiar - Famílias sobrevivem com o resultado do trabalho na horta comunitária.

Famílias sobrevivem com o resultado do trabalho na horta comunitária.

Ancorada no trabalho da Embrapa, a Prefeitura de Teresina quer ampliar a produção agrícola urbana do município, aumentando, em todas as zonas, a oferta de alimentos. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira 23, pelo prefeito José Pessoa Leal, o Dr. Pessoa, durante a solenidade virtual de assinatura do termo aditivo de número 05, ao contrato de comodato entre a Prefeitura e a Embrapa, para o funcionamento da horta comunitária Professora Sinhá Borges por mais cinco anos. 

Para alcançar o objetivo, o prefeito prometeu maior aproximação com a Embrapa Meio-Norte e estabelecer mais parcerias. “Me sinto muito honrado em assinar esse documento, e quero cada vez mais me aproximar dessa empresa de pesquisa”, disse. O documento foi assinado também por Luiz Fernando Leite, chefe-geral da Unidade, e por José Oscar Lustosa Júnior, chefe-adjunto de Administração e Finanças. O primeiro contrato de comodato entre a Prefeitura de Teresina e a Embrapa para o funcionamento dessa horta foi assinado em 2007. 

 

A horta e a comunidade

Ocupando 4,6 hectares na base física de pesquisa da sede da Embrapa Meio-Norte, no bairro Buenos Aires, na zona norte da capital do Piauí, a horta comunitária Professora Sinhá Borges é a fonte de sobrevivência de 43 famílias. Com a orientação técnica da Embrapa e lideradas pela senhora Maria das Dores Silva Sousa, essas famílias cultivam de tudo um pouco, garantindo alimentação de qualidade, emprego informal e renda.

Ao longo do ano, a produção é centrada em cebolinha, coentro, pimenta, couve, alface, rúcula, abóbora, jerimum, macaxeira, quiabo, feijão, milho, mamão, melão, maxixe quiabo e plantas medicinais, como boldo, mastruz e erva cidreira. O trabalho é um braço de um projeto agrícola urbano da Prefeitura de Teresina, que começou a se estruturar em 2000.

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: 86994220098

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cienciatecnologiainovacaohorta-comunitariaprefeitura-de-teresina