16/04/21 |   Gestão Estratégica

Pesquisador Marcus Cruz será novo chefe da Embrapa Tabuleiros Costeiros

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador Marcus Aurélio Soares Cruz será o novo chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE). A decisão do presidente da Embrapa Celso Moretti foi comunicada ao candidato na quinta-feira (15), pelo chefe do Gabinete da Presidência, Ruy Fontes, que coordena o processo de seleção. 

Cruz deverá ser empossado no início de maio, e substituirá o atual chefe-geral interino da Unidade, Marcelo Ferreira Fernandes, que ocupa o cargo desde o início de 2018. O mandato do novo chefe será de dois anos, prorrogável pelo mesmo período, por decisão do presidente, por mais duas vezes, podendo chegar a seis anos no total.

O pesquisador concorreu ao cargo com a analista Tereza Cristina de Oliveira, também da Embrapa Tabuleiros Costeiros. As audiências públicas de apresentação dos planos de trabalho ocorreram de forma virtual no dia 5 de abril, e as entrevistas de ambos com a Diretoria Executiva na semana seguinte.

O processo de seleção pública para o cargo de chefe-geral das Unidades da Embrapa é regulado pela  Norma  037.005.004.002, intitulada “Recrutamento e Seleção de Candidatos ao Cargo de Chefe-Geral de Unidade Descentralizada da Embrapa”, versão 12, aprovada anexa à Deliberação n° 1, de 17 de fevereiro de 2021, publicada no Boletim de Comunicações Administrativas - BCA 8/2021.

Perfil
Nascido em Brasília e filho de piauienses, Marcus Cruz possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí (1995), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). 

É pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros desde 2007, e na gestão atual ocupa o cargo de secretário executivo do Comitê Técnico Interno (CTI) da Unidade. Tem experiência em hidrologia, modelagem hidrológica, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

gestaoselecao-de-chefes