30/04/21 |   Zoneamentos

Aplicativo móvel facilita o acesso às informações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 - Aplicativo é uma das soluções tecnológicas de destaque do Balanço Social da Embrapa 2020

Aplicativo é uma das soluções tecnológicas de destaque do Balanço Social da Embrapa 2020

Criado para facilitar a consulta às informações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ferramenta que auxilia o produtor no planejamento da produção e orienta políticas de crédito e seguro rural, o aplicativo móvel Plantio Certo é uma das soluções tecnológicas do Balanço Social da Embrapa 2020. O estudo, que é publicado anualmente e busca avaliar o impacto das tecnologias e o lucro social da Embrapa, foi lançado na solenidade de aniversário da Empresa, no dia 28 de abril.

O Zarc Plantio Certo está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo e contabiliza, atualmente, mais de 15 mil usuários ativos. Ele atende a um conjunto de ações da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a modernização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático, um importante instrumento de gestão de risco e indutor da adoção de tecnologias, que é executado por uma rede de pesquisa liderada pela Embrapa Informática Agropecuária e envolve a participação de outros 32 centros de pesquisa e instituições parceiras.

“Nos últimos anos temos fortalecido a parceria com a secretaria, visando à atualização tecnológica da plataforma computacional para processamento e armazenamento de dados do Zarc, pesquisas na área de modelagem, simulação e computação móvel, e a disponibilização da informação para a sociedade por meio de aplicativos móveis como o Plantio Certo”, explica a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massruhá.

Por meio do aplicativo, é possível verificar as janelas de plantio em que há menor chance de frustração de safra devido a eventos meteorológicos adversos para 43 culturas agrícolas e sistemas de produção, em 5.507 municípios do território nacional. O atendimento às delimitações do zoneamento é obrigatório para o produtor rural acessar os recursos do Programa de Garantia de Atividade Agropecuária (Proagro), do Proagro Mais, destinado à agricultura familiar, e do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Segundo dados do Mapa, somente em 2020 mais de 100 mil produtores aderiram ao PSR, cobrindo uma área segurada superior a 13,6 milhões de hectares.

Publicado pela primeira vez na safra de 1996, até o lançamento do aplicativo móvel as informações do zoneamento eram divulgadas somente por meio de tabelas publicadas em portarias do Diário Oficial da União ou no site do ministério. Com o Plantio Certo, o acesso ficou mais rápido e fácil, além de possibilitar a inclusão de novas informações e funcionalidades que são úteis para a tomada de decisão do produtor e de agentes da assistência técnica e do seguro rural.

O engenheiro agrônomo Alef Carvalho Silva presta assessoria na contratação de seguro rural na região de Nova Andradina (MS), por meio da cooperativa Unicampo. Ele explica que um dos requisitos para a aceitação do risco pela seguradora é o plantio dentro do zoneamento e que o aplicativo deu mais agilidade no atendimento aos produtores. “Antes do aplicativo, tinha que fazer essa consulta junto ao site do Mapa e assim cada município tinha sua planilha. Essa informação era repassada de forma mais lenta ao produtor”, conta. Com o Plantio Certo, a consulta agora é instantânea. “Ele nos auxilia muito no dia a dia com a assertividade e a rapidez na troca de informação”, completa.

Como funciona

Com o aplicativo Zarc Plantio Certo o produtor tem em mãos informações qualificadas sobre variáveis importantes no momento de planejar a produção, em especial com relação ao risco climático. O usuário seleciona o município, tipo de solo, cultura e ciclo da planta de interesse e, a partir daí, o sistema apresenta a época do ano mais indicada para a semeadura, com base em diferentes taxas de riscos (20%, 30% e 40%) de perdas por eventos meteorológicos adversos, que corresponde aos estudos de zoneamento agrícola.

O usuário também pode informar uma data de plantio e consultar informações mais detalhadas sobre as condições meteorológicas para o desenvolvimento da cultura, como armazenamento de água do solo, precipitação, número de dias sem chuva, temperatura mínima e máxima.

O aplicativo também apresenta as opções de cultivares adaptadas para cada localidade, para doze culturas e seus respectivos sistemas de produção. A lista traz informações sobre as principais características agronômicas cadastradas no Registro Nacional de Cultivares, como por exemplo a produtividade potencial, o evento de transformação genética e o tempo de maturação e de floração.

>> Ouça o áudio do Mapacast que explica o funcionamento e importância do zoneamento

Plataforma AgroAPI Embrapa

O aplicativo Zarc Plantio Certo é um exemplo de solução digital gerada dentro de um novo modelo de desenvolvimento de tecnologias, inovação e negócios da Embrapa. As funcionalidades que foram parar na palma da mão do produtor foram integradas a partir da Plataforma AgroAPI Embrapa. Pioneira no Brasil, ela disponibiliza informações e modelos agropecuários que podem ser utilizados também por outras instituições, startups e empresas na criação de software, sistemas web e aplicativos móveis para o setor, com redução de custo e de tempo.

A ferramenta contempla dados sobre cultivares e produtividade, zoneamentos agrícolas e dados genômicos, que são acessados por meio de APIs (interface de programação de aplicativos, na tradução do inglês), um conjunto de padrões e linguagens de programação que permite a comunicação entre sistemas diferentes de maneira automatizada e segura. Atualmente, o aplicativo Zarc Plantio Certo utiliza dados e algoritmos da API Agritec, que viabiliza a consulta às datas de plantio recomendadas para dezenas de culturas, à relação de cultivares mais aptas para cada localidade e às condições climáticas antes, durante e depois da safra.

Responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, o analista da Embrapa Informática Agropecuária Sílvio Evangelista aponta que a integração com a Plataforma AgroAPI traz uma série de vantagens na construção ou aprimoramento de soluções digitais,  como o acesso rápido a bases de dados e algoritmos e facilidades no processo de atualização das informações. “Em vez de baixar uma base de dados inteira ou implementar um algoritmo, basta que o desenvolvedor faça uma chamada simples na web para buscar os resultados de interesse. Estes fatores permitem a redução significativa do tempo necessário para o desenvolvimento das aplicações para os usuários  finais”, explica.

Em 2021, o aplicativo Zarc Plantio Certo terá novidades. Evangelista conta que serão integrados novos recursos à ferramenta que vão permitir, entre outras coisas, o acompanhamento do desenvolvimento da cultura via informações orbitais. Os dados serão fornecidos pela API SATVeg, que é derivada do Sistema de Análise Temporal da Vegetação (SATVeg) e permite a consulta a um banco de dados geoespacial com perfis temporais de índices vegetativos (NDVI e EVI). Esses índices são capazes de indicar a presença e o vigor da vegetal e possibilitam que se acompanhe, ao longo do tempo, o comportamento das culturas.

A Plataforma AgroAPI Embrapa oferece acesso temporário para a realização de testes, com um limite requisições, e planos de contratação, conforme o número de requisições de APIs. Para mais informações, acesse a plataforma aqui ou envie e-mail para agroapi@embrapa.br.

 

Graziella Galinari (MTb 3863/PR)
Embrapa Informática Agropecuária

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-5806 I (19) 98126-1053

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

zoneamentozarcplantio-certo48-anosbalanco-social

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Software