01/07/21 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa Café lança Boletim de Pesquisa sobre potencial produtivo e qualidade da bebida de cafés da espécie arábica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Caracterizações agronômicas e de atributos sensoriais de cafés da cultivar Bourbon foram analisadas em diferentes municípios produtores de Minas Gerais

A qualidade dos cafés produzidos atualmente é um dos atributos mais importantes que o setor produtivo dispõe para ingressar no mercado de cafés especiais, os quais proporcionam maior rentabilidade. Os cafeicultores estão cada vez mais conscientes de que suas propriedades cafeeiras devem ser consideradas como empresas, que abrangem dinamismo, desenvolvimento, desafios e expansão na busca pela redução de custos e perdas, adequação e implantação de tecnologias que reflitam qualidade no produto final.

Nesse contexto, o mercado dos cafés especiais se expande, proporcionalmente, em nível superior às taxas de crescimento do consumo dos cafés tradicionais. Tal crescimento é reflexo do perfil cada vez mais exigente do novo consumidor de café, o qual valoriza a qualidade e, assim, demonstra disposição de pagar a mais por ela. Esse hábito de consumo tem-se revelado de maneira expressiva principalmente pelos apreciadores de café norte-americanos e europeus.

Para atender essa demanda, o Brasil tem plenas condições de oferecer quantidades expressivas de café com qualidade no mercado internacional. Conhecido pelo potencial de produção de cafés de elevada qualidade sensorial, o grupo de cultivares Bourbon se torna uma das opções dos cafeicultores para produzir cafés especiais a fim de atender os referidos mercados exigentes. Para subsidiar a escolha da melhor cultivar de Bourbon para cada região produtora de Minas Gerais, a Embrapa Café, coordenadora do Consórcio Pesquisa Café, lançou o Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento ‘Caracterização Agronômica e Sensorial de Diferentes Genótipos de Bourbon Visando à Produção de Cafés Especiais’.

Referido Boletim, cuja pesquisa teve como objetivo principal avaliar o potencial produtivo e a qualidade da bebida de diferentes genótipos de Bourbon em diferentes regiões do estado de Minas Gerais, visando à produção de cafés especiais, também está disponível na íntegra na página da Embrapa Café, no item Publicações (https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes), tem como público-alvo o setor produtivo, agentes de assistência técnica, pesquisadores, professores e estudantes de nível superior.

Visite o site da Embrapa Café para ler na íntegra o Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento ‘Caracterização Agronômica e Sensorial de Diferentes Genótipos de Bourbon Visando à Produção de Cafés Especiais’, pelo link:

https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1131673/1/Embrapa-Cafe-Boletim-n2-VersaoFinal.pdf

Confira as ANÁLISES (Análises e notícias da cafeicultura) divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

Acesse também as publicações sobre café e portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637

Lucas Tadeu Ferreira (MTb 3032/DF)
Embrapa Café

Jamilsen Santos (MTb 11015/DF)
Embrapa Café

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agropensa

Avalie esta notícia:

Média (0 Votos)