07/08/21 |   Geotecnologia

II Pedometrics Brazil anuncia novas datas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 - O evento será totalmente online

O evento será totalmente online

Devido à pandemia que assola o mundo o comitê organizador do II Pedometrics Brazil anunciou a nova data do evento, que será online: de 24 a 27 de novembro de 2021.
 
Dentro da Ciência do Solo, a Pedometria é considerada uma das disciplinas com maior desenvolvimento nos últimos anos, graças aos avanços dos sistemas computacionais e tecnológicos. A Embrapa Solos espera receber por volta de cem especialistas no assunto durante o II Pedometrics Brazil, que terá o tema “Pedometria: Inovações no Trópico”.
 
           Para inscrição e mais informações acesse: https://pedometricsbrazil2021.ciente.live/pt/inicio/
 
“O objetivo do evento é fomentar a discussão sobre metodologias e processos pedométricos que serão aplicados no Programa Nacional de Solos do Brasil, o PronaSolos, além de promover o intercâmbio de experiências entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros ao lado de alunos de pós-graduação da área de agronomia - particularmente da ciência do solo - e áreas correlatas”, revela o pesquisador Waldir de Carvalho Júnior, da Embrapa Solos.
 
O desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao uso de computação e algoritmos permite alcançar uma melhor compreensão do solo como um fenômeno que varia em diferentes escalas no espaço e no tempo. Esse entendimento é importante tanto para o sistema agronômico, quanto para os sistemas ecológico e hidrológico dos quais o solo faz parte. As pesquisas em Pedometria tornam-se relevantes para a sociedade, quando tornam as informações de solo mais acessíveis e atraentes para os agricultores e gestores públicos. Além do mais, essa técnica também é útil para setores como a indústria, medicina, planejamento urbano, meio ambiente e ecologia, saúde animal, biodiversidade, mineração e gestão de resíduos.
 
“As novas ferramentas da Pedometria aumentam a eficiência e abrangência dos mapeamentos de solos, aliadas a menores custos e melhor qualidade e consistência em relação aos métodos tradicionais. Mas, talvez, o maior benefício seja o de se poder documentar, preservar e atualizar todo o conhecimento sobre as relações solo-paisagem”, conta Carvalho.
 
Ligação com o PronaSolos
 
A realização do II Pedometrics Brazil acontece em momento importante para o Brasil, com o início da execução do PronaSolos, cujo principal objetivo é realizar de forma sistemática o mapeamento de solos em escalas compatíveis para a gestão de uso das terras - em níveis mais detalhados que os existentes - do território nacional. Para realizar essa tarefa ambiciosa serão necessárias ferramentas modernas, como sensoriamento remoto proximal, sistemas de informação geográfica (GIS), bancos de dados, inteligência artificial etc. Essas técnicas vão proporcionar aumento na qualidade e consistência das informações, bem como diminuir o tempo e os recursos usados na elaboração das mesmas.
 
Pedometria pelo mundo
 
Mundialmente, a Pedometria é promovida e compartilhada por meio de publicações, conferências e workshops organizados pelo grupo internacional de trabalho sobre o assunto da União Internacional de Ciências do Solo (IUSS, da sigla em inglês). Em 2011, a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) adaptou-se à IUSS e passou a contar com a Comissão de Pedometria. A realização de um evento sobre Pedometria no Brasil, além de promover os trabalhos científicos realizados nacionalmente, também alavanca a popularização dessa ciência no país.
 
Cursos e mesas redondas
 
O II Pedometrics Brazil realizará quatro mesas-redondas: 
 
(1) “Pedometria: Inovação nos Trópicos”;
 
(2) “Dados Legados: Como utilizar o acervo existente?”;
 
(3) “Mapeamento Digital de Solos – Escalas, produtos e insumos” e “Avanços em Sensoriamento de Solos”; 
 
(4) “Guia de Pedometria para levantamentos sistemáticos de solos nos trópicos”.
 
Além disso, o encontro terá cursos de curta duração, limitados a 25 pessoas para cada curso. A programação está sendo revista pelos organizadores e em breve será divulgada.
 
Um dos produtos deste encontro será um livro publicado com os melhores trabalhos pela Editora Springer.
 
O II Pedometrics Brazil é promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Embrapa Solos e UFRRJ.
 
A realização do evento conta com apoio de parceiros como a FAPERJ, CAPES, SBCS, UFV, UFSM, UNESP, UFSC, UFMT, UFPI e outros centros de pesquisa da Embrapa.
 
 

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

pedometriaterraagosto2021

Avalie esta notícia:

Média (0 Votos)