26/08/21 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Programa Inova apresenta as propostas selecionadas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um dos momentos mais esperados do Programa Inova - Fuçar, Chocar, Inovar ocorreu na tarde de ontem: a apresentação das propostas selecionadas para seguirem à final, que ocorre em outubro. Das 32 propostas inscritas, 25 foram validadas pela equipe de especialistas, que levaram em consideração o regulamento. Destas 25, 10 foram selecionadas para seguirem em frente, sendo cinco para cada iniciativa do programa: InovaPork e InovaAvi. 

O anúncio foi feito durante a live "Estratégia e inovação", transmitida pelo canal da Embrapa no Youtube. Para o InovaAvi, as propostas selecionadas atenderam oportunidades de rastreabilidade e certificação nos sistemas de produção de aves, redução de condenação em abatedouros por problemas sanitários e melhoria de aproveitamento de carcaças, melhoria na gestão e uso racional da água, e integração e conectividade entre agricultura de precisão e ferramentas digitais. 

Os selecionados do InovaAvi

- Cooltivando Vida (Cooltivando Consultoria Ltda)
- IA para Frango (Ecotrace Solutions)
- Plataforma Tecnológica para Gestão Hídrica (Ativa Soluções tecnológicas Indústria e Comércio S.A.)
- Solução Tecnológica para o Auto Controle Digital  - Agro 5.0 (Frantz & Flesch Ltda/Qualyfull Sistemas)
- Uso de larvas de mosca soldado negro ou black soldier fly - BSF (Hermetia illucens) para gestão de esterco de aves e produção de proteína alternativa de alta qualidade ( Hakkuna)

As soluções apresentadas para a suinocultura - InovaPork - contemplam as oportunidades de reciclagem dos resíduos da produção animal como fonte de nutrientes para a agricultura, a integração e conectividade entre agricultura de precisão e ferramentas digitais, e melhorias que permitam o aumento da eficiência na utilização de matérias-primas alternativas ao milho e à soja para a composição de ração.

As propostas selecionadas para o InovaPork:

- Fertilizante bioestimulante (biofertilizante) de alto valor agregado produzido a partir de processamento de dejetos da suinocultura (Luming Inteligência Energética)
- PigScale - Pesagem automatizada de suínos através de visão computacional e inteligência artificial (SamrtPIXEL)
- ProGBioma, o probiótico para economia alimentar para suínos (GenoBiomas Biotecnologia)
- Robotização inteligente 4.0 na suinocultura de precisão  (ROBOAGRO - C3 Equipamentos para Construção Civil Ltda)
- SU-MAX - Suplemento mineral à base de aminoácidos para incremento de produtividade com benefícios diretos na redução da contaminação ambiental por dejetos suínos (Agros Nutrition)


O evento on-line também proporcionou mais dois momentos importantes. O primeiro deles foi  destacar a Trilha de Inovação que as equipes selecionadas farão a partir de agora até outubro, para a final. Esse trabalho será conduzido pela equipe da Pollen Parque Científico e Tecnológico e foi apresentado pela coordenadora Franciele Pastre. A trilha será percorrrida com acompanhamento de mentores em cada equipe.

A trilha será uma imersão pelo mundo da inovação, passando por quatro eixos, que são metodologias ativas que tem como objetivo aperfeiçoar as propostas apresentadas. Os eixos que serão contemplados neste trabalho contemplam o mercadológico, o tecnológico, a modelagem de negócios e a apresentação do pitch. Esse caminho terá, além da condução do Pollen Parque, o acompanhamento de mentores para cada uma das equipes.
  
E, para fortalecer as equipes, outro momento da live foi uma apresentação sobre "Estratégia e Inovação" feita pelo Diretor de Estratégia e Inovação da MSD Saúde Animal, Jayme Lima. 

Para quem não acompanhou ao vivo, podem acessar o link e conferir o que rolou na live (https://www.youtube.com/watch?v=HVW3jXiAFxs). 

A condução da live foi do mediador criativo Fabrício De  Martino e teve participação da artista plástica Milena Pagliacci, que fez o mapa mental do evento. Também estiverem presentes a atual chefe geral da Embrapa Suínos e Aves Janice Zanella, o chefe de P&D Airton Kunz, o chefe de Transferência de Tecnologia Cassio Wilbert e o próximo chefe geral Everton Krabbe, que assume no dia 1º de setembro. 

 

Programa Inova: Fuçar, Chocar, Inovar é uma realização da Embrapa Suínos e Aves com correalização da Acate Agronegócio, Faped, INCTECh Incubadora Tecnológica e Pollen Parque Científico e Tecnológico. São parceiros do evento: Academia da Avicultura, Academia Suína, Agroinovação SC, Centro de Inovação Concórdia, Fapesc, Prefeitura de Concórdia e Senai.

Na categoria patrocinador Ouro temos a MSD Saúde Animal. Como patrocinador Prata: Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, APC, Boehringer Ingelheim, Icasa, Korin e  Sindirações. No patrocínio Bronze: Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS, Adisseo, BRDE, Nucleovet e Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos no estado do Rio Grande do Sul – SIPS. Como mídias parceiras: Avicultura Blog, AviNews, Avicultura Industrial, Feed&Food, NutriNews, O Presente Rural, SuínoBrasil e Suinocultura Industrial.

Monalisa Leal Pereira (MTb/SC 01139)
Embrapa Suínos e Aves

Contatos para a imprensa

Telefone: 49.3341.0474

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

inovaporkinovaaviprograma-inovainova21

Avalie esta notícia:

Média (0 Votos)