13/09/21 |

Estudantes de escolas públicas de São Carlos interagem virtualmente com pesquisadores da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Monica Laurito

Monica Laurito - Pesquisadores da Embrapa abordam a importância da ciência

Pesquisadores da Embrapa abordam a importância da ciência

Estudantes do 7º ao 9º ano de 10 escolas públicas de São Carlos (SP), duas municipais e oito estaduais, terão a oportunidade de interagir virtualmente com pesquisadores dos dois centros de Pesquisa da Embrapa no município – Instrumentação e Pecuária Sudeste.

O Programa Embrapa & Escola promove conversas que utilizam a tecnologia digital para aproximar cientistas, alunos e professores. Nesta terça-feira (14), às 14h30, o tema será “A Importância da ciência para o desenvolvimento da humanidade”.

O ex-chefe da Embrapa Instrumentação, Luiz Henrique Capparelli Mattoso e o pesquisador aposentado da Embrapa Pecuária Sudeste, Francisco Humberto Dübbern de Souza falam sobre suas experiências e o impacto da ciência e da pesquisa agropecuária em nossas vidas.

 

Parceria, ciência e sustentabilidade

A iniciativa envolve a Secretaria Municipal de Educação, a Diretoria de Ensino e a Câmara Municipal de São Carlos, por meio de uma emenda do vereador André Rebello, que será destinada à compra de kits de ciência para os laboratórios das escolas participantes.

Já no dia 5 de outubro a conversa sobre “Ciência e sustentabilidade” será com os pesquisadores José Manoel Marconcini, que destaca “Nanotecnologia - Novos materiais”, e Alberto Bernardi, que fala das “Fazendas inteligentes - Pecuária de precisão".

As palestras serão transmitidas ao vivo pelo canal do Facebook da Diretoria de Ensino – Região de São Carlos, no endereço https://www.facebook.com/gremioestudantildersaocarlos/ e, posteriormente, também ficarão disponíveis no canal da Embrapa no YouTube.

 

Formação para professores

O Programa realizou também, em agosto, rodas de conversa virtuais para a formação dos professores das redes estadual e municipal, quando os pesquisadores Wilson Tadeu e Manoel Jacintho abordaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

“As escolas adotaram os ODS na grade curricular. Então, a ideia foi conectar o trabalho que a Embrapa tem desenvolvido por meio de diversas ações e projetos de pesquisa, tanto na formação dos professores, quanto nas conversas com os alunos”, explica o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt.

“A partir do que for conversado neste ano, inclusive com a compra dos kits de ciência, pretendemos, em 2022, retomar as visitas presenciais às unidades da Embrapa e aplicar o conhecimento em experiências práticas que envolvam os ODS e temas que os dois Centros de Pesquisa atuam”, acrescenta o chefe-geral da Embrapa Instrumentação, João Naime.

 

Colaboração Gisele Rosso - Embrapa Pecuária Sudeste

Edilson Fragalle (MTB 21.837/SP)
Embrapa Instrumentação

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 981745000

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Avalie esta notícia:

Média (0 Votos)