15/09/21 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Bolsistas apresentam trabalhos em seminário de Iniciação Científica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Felipe Rosa

Felipe Rosa - IC introduz jovens no universo científico

IC introduz jovens no universo científico

Foi realizado, na sexta-feira (10/09), o XI Simpósio de Iniciação Cientifica e Iniciação Tecnológica da Embrapa Pecuária Sul 2021. Ao todo, 19 bolsistas apresentaram trabalhos durante o evento, que ocorreu em formato virtual. O seminário teve abertura às 14h, com a palavra de Marcos Borba, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul,  e de Ana Mazzocato, coordenadora da Comissão Interna de Bolsas.

O simpósio foi realizado em três salas virtuais. A programação da sala 1 teve o tema Agrometeorologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Sanidade Animal, com moderação do pesquisador Juliano Ferreira e da analista Elisa Osmari. A sala 2 contou com o tema Gestão Rural, com os moderadores Sandro Camargo, professor da Unipampa, e o pesquisador João Batista Marques. Na sala 3 foi abordado o tema Pastagem e Forragicultura, com moderação das pesquisadoras Ana Cristina Mazzocato e Márcia Cristina da Silveira.

As três salas, após finalização das apresentações, contaram com espaço para discussões e com a palestra "Experiência na Embrapa Pecuária Sul e trajetória no desenvolvimento da carreira científica", ministrada por Leonardo Luís Artico, farmacêutico, mestre em Genética, doutorando em Genética, e ex-bolsista da Unidade.

“O bolsista já entra sabendo que vai ter que apresentar, após um ano, o seu trabalho. Mas, também, o simpósio serve para estimular o bolsista a apresentar, divulgar o seu trabalho para interação com os pesquisadores e o público”, destacou Ana Mazzocato.

Destaques

Um bolsista de cada sala foi escolhido como destaque pelos trabalhos desenvolvidos e apresentados. São eles:

Sala 1 - Giovana Aristimunha, com o trabalho "Dinâmica da perda de peso de presuntos crus de ovinos durante o processo tecnológico";

Sala 2 - Brenda Alves, com o trabalho "Levantamento dos principais indicadores zootécnicos aplicados à pecuária de corte";

Sala 3 - Camila Langer, com o trabalho "Protocolo para avaliação de sais de glyphosate no manejo do capim-annoni".

Iniciação Científica

A Iniciação Científica e Tecnológica tem por objetivo introduzir estudantes de graduação no universo científico, despertando a vocação científica e empreendedora de novos talentos. A concessão das bolsas pela Embrapa Pecuária Sul visa estimular a formação de futuros pesquisadores, ampliando as oportunidades de campo de estágio para graduandos, aproximando-os da realidade do setor produtivo e promovendo a formação de recursos humanos em temas aplicados à agropecuária.

Texto: Alexandre Bastos

Felipe Rosa (14406/RS)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

bolsas-de-ic

Avalie esta notícia:

Média (0 Votos)