23/09/21 |

Embrapa é homenageada em feira internacional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Elcione Simplício

Elcione Simplício - Chefe-Geral Antonio Rosa e as placas de reconhecimento pelas contribuições prestadas à agropecuária boliviana

Chefe-Geral Antonio Rosa e as placas de reconhecimento pelas contribuições prestadas à agropecuária boliviana

A outorga de duas placas de reconhecimento à Embrapa Gado de Corte pela Hacienda Nelori foi recebida pelo representante da instituição, chefe-geral Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, durante a 45ª Feira Internacional de Santa Cruz - EXPOCRUZ, realizada na cidade de Santa Cruz de La Sierra – Bolívia, considerada a maior exposição multissetorial do País.

As homenagens aconteceram no domingo, 19, pelas contribuições da Embrapa na área de melhoramento genético da raça Nelore há mais de duas décadas. A segunda placa de reconhecimento foi dedicada em memória do pesquisador Luís Otávio Campos Silva pelos trabalhos desenvolvidos frente ao programa Embrapa/Geneplus, que possibilitou aos criadores bolivianos a implantação da sistemática de coleta de dados e de avaliação genética de touros, matrizes e produtos, de forma pioneira na Bolívia. 

Em virtude das características semelhantes dos sistemas de produção de gado de corte dos dois países, a Embrapa Gado de Corte mantém uma relação estreita com criadores e produtores bolivianos desde os anos 90, comenta o chefe-geral, Antonio Rosa. “Até o momento, estão vinculados ao Programa Embrapa/Geneplus 11 rebanhos sendo seis da raça Nelore, três Senepol, um Tropicana e um Brahman”, diz. 

É comum a Embrapa receber produtores bolivianos em grupos ou individualmente, todos interessados em conhecer as pesquisas desenvolvidas pela instituição, seja participando de dias de campo, como de cursos de atualização técnica ou mesmo na visitação da nossa Dinâmica Agropecuária - Dinapec, feira pecuária realizada pela Embrapa em Campo Grande/MS. 

Para as autoridades bolivianas, o conhecimento e as experiências adquiridas nestas oportunidades, contribuíram para um salto expressivo na produtividade dos sistemas de produção de gado de corte, proporcionando desenvolvimento, geração de emprego e renda à sociedade boliviana. Por estes motivos, o produtor Luís Fernando Saavedra Bruno, proprietário da Hacienda Nelori, pioneiro do Programa Embrapa/Geneplus e um dos principais líderes da pecuária boliviana, filiado à Associação Boliviana de Criadores de Cebu (ASOCEBU), manifestou o desejo de prestar as homenagens.

A cerimônia contou com a presença de líderes da pecuária boliviana, produtores e visitantes da EXPOCRUZ, uma feira diversificada que se estende até o dia 26 de setembro e reúne expositores nacionais e internacionais, com o objetivo de mostrar novidades e tendências das empresas participantes.

Para Antonio Rosa “foi uma honra participar do evento além de enriquecedor. Verifiquei excelentes resultados em genética animal e vegetal e extraordinários trabalhos no complexo nutrição, saúde e manejo reprodutivo”. Declarou também que foi bastante gratificante constatar que os criadores bolivianos são enfáticos em dizer que a pecuária deles só existe por causa do Brasil e a Embrapa como  fonte de conhecimento.

Fotos do evento podem ser vistas aqui
 
 

Eliana Cezar (DRT 15.410/SP)
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: +556733682142

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Avalie esta notícia:

Média (0 Votos)