05/10/21 |   Recursos naturais

Live promovida pela Embrapa mostra os desafios enfrentados no Dia Mundial da Alimentação

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Apenas três plantas são hegemônicas na alimentação humana

Apenas três plantas são hegemônicas na alimentação humana

Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), os três centros de pesquisa da Embrapa no estado do Rio de Janeiro (Agrobiologia, Agroindústria de Alimentos e Solos) promovem, na sexta, 15 de outubro, às 10h, a live "Sistemas Alimentares Sustentáveis: Oportunidades e Desafios". A transmissão será pelo canal da Embrapa no YouTube.

O moderador do evento será o analista Gustavo Porpino, da Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió-AL), reconhecido por seu trabalho no tema desperdício de alimentos.

A palestrante da Embrapa Agrobiologia (Seropédica) será a pesquisadora Mariella Uzêda, que abordará agricultura, conservação e segurança alimentar. “Atualmente, 75% da alimentação humana se restringe a 12 plantas, das quais três são hegemônicas – milho, trigo e arroz. É muita simplificação”, conta a cientista. “Desvalorizamos tanto o conhecimento local que hoje se estabeleceu um rótulo para a comida – comida de pobre e comida de rico. E o que é comida de rico? Carne e os ultraprocessados. É uma inversão muito grande!”, completa.

Já pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro), fará a apresentação a também pesquisadora Ana Paula Dias Turetta, que tem projeto aprovado no Edital Rural Sustentável, "Sustentabilidade à mesa: desenvolvendo queijo curado artesanal baixo carbono no Cerrado, com responsabilidade socioambiental e bem estar animal”.

Ana também fez a abertura, no dia 30 de junho, do webinar "Oportunidades de Foodtech no Brasil", evento organizado pela "Low Carbon Business Action" Brasil, em conjunto com a Embrapa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Lembrando que o assunto é oportuno e foi abordado durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2021, cujo tema foi: “Sistemas Agroalimentares Sustentáveis, Motor do Desenvolvimento das Américas”.
Link para a matéria.

A Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro) terá como convidado o pesquisador Murillo Freire Junior, licenciado em Ciências Agrícolas; Engenheiro Agrônomo; com mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Pós Doutorado no CIRAD em Montpellier/França; e representante brasileiro do Comitê de Peritos da FAO-América Latina e Caribe para o tema perdas de alimentos.

Murillo vai discorrer sobre o desperdício de alimentos, com foco no público urbano.

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

desperdicio-de-alimentosalimentacaodia-mundial-da-alimentacao

Avalie esta notícia:

Média (1 Voto)