03/11/21 |   Gestão ambiental e territorial

Ministério da Defesa recebe palestra sobre atribuição, uso e ocupação das terras no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ministério da Defesa

Ministério da Defesa -

Evaristo de Miranda, chefe-geral da Embrapa Territorial, ministrou uma palestra no Ministério da Defesa, em 21 de outubro, com o título “Atribuição, ocupação e uso de terras no Brasil – situação atual, ameaças e desafios”. O evento integrou o projeto “Expandindo os Caminhos da Defesa”, coordenado pela Escola Superior de Guerra (ESG) e direcionado aos servidores civis e militares da Pasta. No mesmo dia, Miranda reuniu-se com o ministro da Defesa, general Walter Braga Neto. Em breve, uma equipe do ministério deve visitar a unidade da Embrapa, em Campinas, SP.

Na palestra, o chefe-geral apresentou dados sobre a extensão territorial das unidades de conservação e terras indígenas no Brasil, bem como os estudos das áreas destinadas à preservação da vegetação nativa pelo mundo rural brasileiro, a partir de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Censo Agropecuário 2017.

“Nós investimos e desenvolvemos softwares para coletar, controlar e monitorar os dados. Nossas análises são inteligentes, com foco na resolução dos problemas”, destacou. Miranda apontou a necessidade de as autoridades se dedicarem ao tema da ocupação territorial: “Precisamos focar em análises geopolíticas e estudos para sabermos aonde queremos chegar no futuro”.

Na ocasião, o tenente-brigadeiro do ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, comandante da Escola Superior de Guerra, enfatizou a importância da participação da Embrapa no “Expandindo os Caminhos da Defesa”, tendo em vista a preocupação da instituição com a proteção e o progresso do País. “A ideia de trazer a Embrapa para explanar sobre os termos de ocupação da terra e em direito da terra é fomentar a discussão e agregar conhecimento acerca dessa temática na alta cúpula do Ministério da Defesa”, pontuou.

Participaram da palestra o general de exército Laerte de Souza Santos, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; o tenente-brigadeiro do ar, da reserva, Jeferson Domingues de Freitas, secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto; o secretário de Orçamento e Organização Institucional, Antonio Paulo Vogel de Medeiros; entre outras autoridades.

(Com informações de Carolina Militão, do Ministério da Defesa)

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/