17/12/21 |   Estudos socioeconômicos e ambientais

Exportações mundiais de cafés totalizaram 9,7 milhões de sacas em outubro de 2021

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

América do Sul exportou 4,94 milhões de sacas, Ásia & Oceania 3,13 milhões, África 1,1 milhão de sacas e América Central & México 0,53 milhão de sacas de 60kg

As exportações mundiais de café, exclusivamente no último mês de outubro do corrente ano de 2021, atingiram um volume físico total equivalente a 9,68 milhões de sacas de 60kg, incluindo os cafés verdes e os industrializados. Tal performance representou uma ligeira queda de 4,4% nas exportações globais, caso esse volume exportado seja comparado com as 10,13 milhões de sacas vendidas pelos produtores aos países importadores, no mesmo mês do ano anterior.

Esse decréscimo registrado no volume total das exportações mundiais de café no mês de outubro, ora em destaque, foi decorrência direta da redução de 9,5% nas exportações do café do tipo arábica, o qual decaiu de 6,76 milhões de sacas para 6,17 milhões de sacas. E, em contrapartida, de um aumento verificado de 4,4% nas vendas aos países importadores do café robusta, que passou de 3,36 milhões de sacas para 3,51 milhões de sacas de 60kg, na mesma base comparativa.

Conforme os dados e registros estatísticos do desempenho da cafeicultura mundial constantes do Relatório sobre mercado de Café – novembro 2021, da Organização Internacional do Café – OIC, a qual classifica os cafés da espécie Coffea arábica em três tipos: ‘Naturais Brasileiros’, Suaves Colombianos’ e ‘Outros Suaves’; e, adicionalmente, os cafés da espécie Coffea canefora em ‘Robustas’, a redução mais expressiva nas citadas exportações, no mês de outubro de 2021, foi de 12,34% dos cafés do tipo Naturais Brasileiros, os quais computaram apenas 3,62 milhões de sacas vendidas, em comparação com as 4,13 milhões de sacas de 60kg exportadas no mesmo mês do ano anterior.

Neste mesmo contexto, de acordo com o Relatório da OIC, que está disponível na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, vale destacar que outra queda expressiva registrada nas exportações mundiais, no mês de outubro de 2021, de aproximadamente 11,3%, se comparadas com as do mesmo mês do ano anterior, foi a dos cafés do tipo Suaves Colombianos, que caíram de 1,20 milhão de sacas para 1,07 milhão de sacas de 60kg.

Com relação ao setor cafeeiro, em nível mundial, exclusivamente quanto às regiões produtoras, saliente-se que a Organização para proceder a registros e análise dos dados estatísticos acerca do ano-cafeeiro global, agrupa e estabelece quatro grandes regiões cafeeiras, a saber: América do Sul, Ásia & Oceania, América Central & México e África. E também define que o ano-cafeeiro para a OIC compreende o período de outubro a setembro.

Dessa forma, com base nos dados do Relatório da OIC, apenas no primeiro mês (outubro) do ano cafeeiro 2021-2022, as exportações totais de café verde dessas quatro regiões somaram 8,51 milhões de sacas, volume que representou uma redução de 6,1% em comparação com as 9,06 milhões de sacas exportadas no mesmo mês do período anterior.

Assim, depreende-se que as exportações mundiais de cafés verdes representaram 90,6% e 90,2% dos totais de cafés verdes exportados em outubro nos anos cafeeiros 2021-2022 e 2020-2021. Os demais tipos de cafés industrializadas completaram os 100% das exportações.

Finalmente, se for estabelecido um comparativo do desempenho das exportações de cafés das quatro regiões cafeeiras citadas no mês de outubro de dois anos-cafeeiros seguidos, verifica-se que o volume exportado pela América do Sul, que foi de 4,94 milhões de sacas, representa uma redução de aproximadamente 26%. Em contrapartida, as exportações da Ásia & Oceania aumentaram 25,7%, ao atingirem 3,13 milhões. Da mesma forma, as exportações da América Central & México aumentaram 32,5% ao totalizarem 0,53 milhão de sacas. Por fim, as exportações da África registraram aumento de 5,1%, ao totalizaram 1,1 milhão de sacas de 60kg em outubro de 2021, em comparação com 1,0 milhão em outubro de 2020.

Visite o site do Observatório do Café para ler na íntegra o Relatório sobre o mercado de Café – Novembro de 2020, da OIC, pelo link:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/images/stories/noticias/2021/dezembro/relatorio_oic_novembro_2021.pdf                                            

Conheça o todo acervo de publicações da Embrapa Café e faça download dos arquivos pelo link:

https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes

Confira as ANÁLISES (Análises e notícias da cafeicultura) divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

Lucas Tadeu Ferreira (MTb 3032/DF)
Embrapa Café

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agropensa