17/12/21 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Plataforma PronaSolos avança para permitir acesso a todos que produzem dados sobre solos no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou, nesta sexta-feira (17), o segundo módulo da plataforma tecnológica do Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos). A nova versão traz melhorias na arquitetura tecnológica da plataforma, de forma a auxiliar políticas de governança, definição e validação de perfis de usuários e estruturação de bancos de dados.

O aprimoramento tecnológico permitirá melhor usabilidade, performance e segurança para que dados, informações, conhecimentos e tecnologias gerados pelo Programa sejam plenamente apropriados pela sociedade.  Desta forma, a partir de agora, todos os que produzem dados de solos no Brasil poderão contribuir e usufruir dos serviços e tecnologias do PronaSolos, por meio de uma ferramenta interativa aberta ao público.

O grande diferencial da Plataforma PronaSolos é integrar não somente os dados de referência, temáticos e cadastrais, produzidos por instituições como Embrapa, CPRM, IBGE, Oepas, Universidades e Mapa, mas também trazer conteúdo de Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão Rural públicas e da iniciativa privada.

Segundo a coordenadora do Comitê Executivo do PronaSolos e Chefe Geral da Embrapa Solos, Maria de Lourdes Mendonça Brefin, esta entrega é fundamental para a consolidação da governança do PronaSolos em todo o território nacional, conectando os agentes locais, regionais e federais. “Esta é uma nova fase do PronaSolos que levamos à frente, com uma plataforma mais robusta e mais segura e com novas informações de solos, como os Mapas de Estoque de Carbono que lançamos no início do mês, no Dia Mundial do Solo”.

Assista à live de lançamento:

Novas funcionalidades

Durante a apresentação do segundo módulo, o pesquisador da Embrapa Solos Silvio Bhering mostrou as novas funcionalidades implementadas em forma de Widgets, como pesquisa seletiva e consulta avançada a partir de operadores geoespaciais, permitindo visualizar os metadados antes de decidir pelo download e impressão da pesquisa realizada. A nova versão também estruturou diferentes perfis que terão acesso à plataforma, que formam a Comunidade PronaSolos: Comitê Estratégico, Comitê Executivo, Curadoria, Administrador Regional e Colaborador-Pesquisador.

Para o gerente de Negócios da Agência UFLA de Inovação em Geotecnologias e Sistemas Inteligentes no Agronegócio (Zetta), Marcio Santana, a ferramenta é considerada uma rede profissional de solos, com um ambiente de integração e gestão de políticas públicas que permite utilizar o solo como base para o planejamento estratégico nacional.

O coordenador do Comitê Estratégico do PronaSolos e secretário-adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Cleber Soares, destacou que o solo é um dos recursos naturais mais importantes para a humanidade devido a suas funções múltiplas, sendo base para a garantia da segurança alimentar e para a preservação da biodiversidade.

“Em um cenário de desafios globais, como a mudança do clima, o solo também é um grande sumidouro de carbono. O solo é principal patrimônio do produtor rural e por meio do solo, sobre o solo ou dentro do solo é que se cultiva tudo o que se consome em termos de agropecuária”, reforça Soares sobre a importância de ter dados estruturados sobre os solos brasileiros.

Em dezembro de 2020, houve o lançamento da primeira versão da Plataforma PronaSolos (saiba mais), representada por meio do portal de dados, que integrou dados e informações sobre solos já existentes no Brasil, e do portal de conhecimento, em que os dados e tecnologias foram disponibilizados em linguagem acessível aos usuários de diferentes perfis.

 

Lara Aliano
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

Contatos para a imprensa

Com edição de Fernando Gregio (Embrapa Solos)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

solospronasolosterraespecialdez21