13/01/22 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Produção vegetal  Transferência de Tecnologia

Cultivo comercial da manga é o tema da próxima palestra da Capacitação em Fruticultura Tropical

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na próxima terça-feira (18), a partir das 9h, a Capacitação em Fruticultura Tropical retoma a programação de palestras técnicas on-line, em 2022, com o tema “Manga: instruções técnicas para cultivo comercial”, apresentado pelo pesquisador Tadeu Graciolli, da Embrapa Cerrados (DF). Acompanhe no canal da Embrapa no YouTube, pelo link: https://youtu.be/7T5wra6Uxrk ou na página da Embrapa Cerrados no Facebook (https://www.facebook.com/EmbrapaCerradosOficial).

A mangueira (Mangifera indica) é uma fruteira tropical originária da Índia e do Sudeste da Ásia. Foi introduzida no Brasil pelos portugueses, encontrando condições de clima e solo que favoreceram sua dispersão, tornando-se uma fruta bastante popular, com grande oferta de frutos saborosos nos meses de verão em todo o território nacional. A polpa da manga é fonte de vitaminas A, B e C, além de fibras e minerais como fósforo, potássio, cálcio, ferro e magnésio. 

No Brasil, as maiores áreas de produção comercial encontram-se nos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais. O País é atualmente um dos principais países produtores e exportadores de manga, fruta que é um dos componentes mais importantes das exportações nacionais de frutas frescas.

“Na palestra, serão abordados tópicos importantes para a exploração racional de pomares comerciais para a produção de manga, tais como etapas do planejamento de um pomar comercial, principais cultivares para mercado interno e externo, biologia floral, exigências edafoclimáticas, produção de mudas, instalação da cultura a campo e espaçamentos de plantio, adubação e nutrição, irrigação, principais pragas e doenças e manejo da cultura”, informa Graciolli.

A Embrapa Cerrados trabalha com o cultivo da mangueira desde a década de 1970. Segundo Fábio Faleiro, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados e coordenador do evento, importantes avanços tecnológicos foram obtidos com relação ao sistema de produção e desenvolvimento de cultivares geneticamente superiores de manga. Variedades provenientes de diversos países do mundo como África do Sul, México, Austrália, Índia, Tailândia e Estados Unidos foram avaliadas na Unidade.

O programa de melhoramento genético também obteve e caracterizou diversos híbridos intervarietais e lançou as cultivares BRS Alfa 142, BRS Roxa 141, BRS Beta, BRS Lita e BRS Ômega. Quanto ao sistema de produção, informações importantes foram obtidas sobre indicação de porta-enxertos, produção de mudas, manejo integrado de pragas e doenças, calagem, adubação, podas, irrigação, fertirrigação e pós-colheita. 

“As ações de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia têm avançado nos últimos anos na Embrapa Cerrados, em parceria com a Embrapa Semiárido (Petrolina, PE), Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Embrapa Meio Norte (Teresina, PI), empresas públicas e privadas de assistência técnica e com o setor produtivo”, afirma.  

A Capacitação em Fruticultura Tropical é uma realização da Embrapa Cerrados, Emater-DF e Superintendência Federal de Agricultura DF (Mapa), em parceria com Emater-MG, Emater-GO, Senar e da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride)

Todas as palestras são gravadas e disponibilizadas no canal da Embrapa no YouTube e na página da Embrapa Cerrados para acesso gratuito.

 

Confira as palestras já realizadas

A primeira palestra técnica da Capacitação teve o tema Maracujá: cultivares, sistemas de produção e mercado, realizada em 15 de junho de 2021 pelo pesquisador Fábio Faleiro, da Embrapa Cerrados. A segunda foi Citros: do plantio à colheita, ministrada pelo pesquisador Eduardo Girardi, da Embrapa Mandioca e Fruticultura em 29 de junho. 

Mercado e a comercialização de frutas frescas e processadas foi apresentado por Ana Maria Costa, pesquisadora da Embrapa Cerrados, no dia 13 de julho. A quarta palestra foi realizada no dia 27 de julho com o pesquisador João Dimas Maia, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), que falou sobre Uvas de mesa: cultivares, sistemas de produção e mercado

No dia 10 de agosto, foi abordado o tema Uvas para vinho e suco: mercado, agregação de valor e perspectivas pelo pesquisador Giuliano Pereira, da Embrapa Uva e Vinho. No dia 20 de agosto, o pesquisador Luís Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), apresentou conteúdos sobre Frutas vermelhas: sistema de produção de morango, mirtilo e amora-preta.

O tema no dia 8 de setembro foi Fruteiras temperadas: sistema de produção em ambiente tropical, com o pesquisador Paulo Lopes, da Embrapa Semiárido. No dia 21, o pesquisador Raul Rosa, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), palestrou sobre Cultivo orgânico: sistemas de produção na fruticultura.

No dia 5 de outubro, o tema tratado foi Fruteiras Nativas: propagação e domesticação, com o pesquisador Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados. No dia 26, o tema foi Banana: cultivares sistemas de produção e mercado, com o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Edson Perito Amorim.

O pesquisador Tadeu Graciolli abordou, no dia 3 de novembro, o Cultivo comercial do abacate. No dia 16, o assunto foi Goiaba: instruções técnicas para o cultivo comercial tema também abordado pelo pesquisador da Embrapa Cerrados. A última palestra de 2021 tratou da Pitaya: melhoramento genético e sistemas de produção e ficou a cargo do pesquisador Fábio Faleiro.

 

Próximas palestras

Para os próximos meses de 2022, estão agendadas as seguintes palestras, sempre às 9h:

Mamão: sistema de produção no Cerrado – Nilton Junqueira (Embrapa Cerrados) – 1 de fevereiro
Anonáceas: sistema de produção no Cerrado – Nilton Junqueira (Embrapa Cerrados) – 15 de fevereiro
Pêssego: pesquisa, inovação e produção em clima tropical de altitude – Maria do Carmo Raseira (Embrapa Clima Temperado) – 1 de março
Açaí: cultivares, sistemas de produção e mercado – João Tome de Farias Neto (Embrapa Amazônia Oriental) – 15 de março
Cacau: cultivares, mercado e sistema de produção no Cerrado – Paulo Cesar Lima (pesquisador UMIPI Cacau) – 29 de março
Caju: sistema de produção – Luiz Augusto Lopes Serrano (Embrapa Agroindústria Tropical) – 12 de abril
Melão e melancia: cultivares, sistema de produção e mercado – Jony Yuri (Embrapa Semiárido) – 26 de abril


Serviço

Palestra técnica: “Manga: instruções técnicas para cultivo comercial”
Data: 18 de janeiro, às 9h
Onde: Canal da Embrapa no YouTube 

Breno Lobato (MTb 9417-MG)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3388-9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

on-linemangacultivo-comercialpalestra-tecnica