14/01/22 |   Agricultura familiar  Estudos socioeconômicos e ambientais  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Pesquisador da Embrapa Territorial é um dos editores de livro sobre Resex "Chico Mendes"

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação -

O pesquisador João Mangabeira é um dos organizadores do e-book Reserva Extrativista “Chico Mendes” - A Socieconomia 25 anos depois. A publicação traz resultados de pesquisas conduzidas nos últimos 25 anos no projeto “Análise Socioeconômica de Sistemas de Produção Familiar Rural no Estado do Acre- ASPF”, liderado pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Os outros editores são o professor José Roberto Kassai, do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente – NECMA da Faculdade de Economia da USP, e Raimundo Cláudio Gomes Maciel, Professor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas (UFAC) e Coordenador do ASPF.  

Para o pesquisador João Mangabeira, o livro é uma oportunidade de divulgar uma pesquisa socioeconômica de longo prazo (25 anos) e mostrar a importância de manutenção da Resex Chico Mendes. “Os resultados das pesquisas apontam aspectos socioambientais positivos, e ao mesmo tempo evidenciam as fragilidades econômicas e sociais vivenciadas pelos agroextrativistas”, disse. 

Além de participar da edição do livro, o pesquisador contribuiu para a formalização do convênio com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), para a produção do livro. Mangabeira explicou que o convênio com a Fipecafi, que é parte do Projeto do Fundo Amazônia junto a Embrapa Territorial, tem como um dos objetivos a avaliação e monitoramento da sustentabilidade multicritério de sistema de produção agrícola e inclusão geodigital. 

“Assim, o livro vem reforçar essa parceria, dando visibilidade às ações que já vem sendo desenvolvidas na região e, doravante, com apoio institucional da Fipecafi, e permitindo a continuidade de avaliações e monitoramentos geodigital de sistemas de produção sustentáveis”, afirmou Mangabeira. 

Clique aqui para o download do livro. 

Liliane Castelões (16.613 MTb/RJ)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/