12/05/22 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Fertilizantes e inovação são prioridades em agenda internacional com presença da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa

Embrapa - Produtora de potássio na Jordânia está na agendda de visitas da deleção brasileira

Produtora de potássio na Jordânia está na agendda de visitas da deleção brasileira

Oriente Médio, África e Europa são os destinos da agenda de contatos internacionais voltados a negociações, debates e abertura de oportunidades com países detentores da tecnologia na área de fertilizantes e inovação que começa esta semana e prossegue até 27 de maio, com a participação do presidente Celso Moretti, que integra a comitiva do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e  Abastecimento (Mapa).

“Estão previstos encontros importantes, com empresários, autoridades e comunidade científica de áreas de extremo interesse para o Brasil, no momento em que se consolida esforço coletivo voltado à redução dos impactos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, sobre o mercado de fertilizantes”, afirmou Moretti. Segundo ele, a sequência de contatos previstos é uma oportunidade para que a pesquisa agropecuária brasileira reforce seu protagonismo e importância.

A primeira parada será em Amã, na Jordânia, na sexta-feira (6), onde o presidente acompanha o ministro da Agricultura, Marcos Montes, e o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação, Fernando Camargo. Está prevista visita à Arab Potash Company (APC), a oitava maior produtora mundial de potássio em volume de produção e a única produtora de potássio no mundo árabe. A delegação vai conhecer o local de operações da empresa, localizada em Safi, onde se encontra com o CEO, Maen Nsour, e à noite será recebida pelo embaixador do Brasil no país, Ruy Amaral.

No dia 8, a programação prevê reunião com o ministro da Agricultura da Jordânia, Klaled Musa Henefat. Também participam demais integrantes da delegação brasileira, composta por representantes da Organização Nacional das Cooperativas (OCB), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

No mesmo dia, está agendada reunião com o presidente do Conselho da Jordan Phosphate Mining Company (JPMC). A empresa de mineração tem sede em Amã e opera três instalações na Jordânia e um complexo de fabricação química em Aqaba.

Depois da Jordânia, a delegação segue para o Cairo, Egito, onde também terão encontro com representantes dos setores de fertilizantes e de proteína animal, além de participação no Fórum Brasil Egito, que vai discutir oportunidades de comércio bilateral. Ainda no país, está programada reunião com o vice-ministro da Agricultura, Moustafa El Sayeed, e o ministro de Abastecimento, Aly Al Moselhy, e com o embaixador brasileiro no Egito, Antônio de Aguiar Patriota. Em Rabat, no Marrocos, nova rodada de encontros com gestores da Fundação OCP, maior empresa produtora de fosfatos no mundo, e com o ministro da Agricultura, Mohammed Sadiki.

Na segunda etapa da agenda internacional, Celso Moretti, acompanhado pelo assessor da presidência, Alexandre Amaral, entre os dias 13 e 19 de maio cumpre agenda em Israel, onde também estão programados encontros com autoridades do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MOAG) e da Faculdade de Agricultura, Alimentos e Meio Ambiente (Universidade Hebraica de Jerusalém). Em Haifa, a comitiva será recebida no Centro de inovação FoodTech, da Technion, uma das mais prestigiadas universidades de Israel, focada em ciência e desenvolvimento tecnológico.

A programação prossegue no Centro de Inovação Kineret, localizado no Vale do Jordão, ao sul do Mar da Galileia. O objetivo é conhecer um dos principais hubs de inovação de Israel em agricultura, água e sustentabilidade. No KIC Kinneret Innovation Center, está programada reunião sobre inteligência em tempo real em áreas e instalações rurais.

Em Tel Aviv, capital do país, o grupo visita a GrowingIL e DesertTech, para conhecer tecnologias desenvolvidas no país voltadas à agricultura, irrigação, sustentabilidade e energias alternativas em regiões áridas, e segue para Jerusalém para conhecer um dos principais órgãos que fomentam o investimento em projetos de inovação em etapa de pesquisa e desenvolvimento em Israel. O Israel Innovation Authority (IIA) é também o parceiro da Embrapii e da ApexBrasil no desenvolvimento do projeto Tech Makers, que promove investimentos em projetos desenvolvidos em parceria por startups brasileiras e israelenses, sendo o setor de Agtech um dos contemplados pelo programa. Também estão na pauta da agenda encontros relacionados à área de pescados, exportação relacionada à indústria do agronegócio em Israel.

No dia 18, o presidente Celso Moretti deve assinar Memorando de Entendimento entre a Embrapa e a organização de pesquisa agrícola Volcani Center, com o objetivo de desenvolver pesquisas de interesse comum.

 

Agenda europeia

Após a agenda do Oriente Médio, entre os dias 21 e 27 de maio, o presidente da Embrapa cumpre a etapa final dos compromissos internacionais na Europa, voltada para diálogos sobre a sustentabilidade da agricultura brasileira. A missão começa pela participação na abertura da Agritalks, em Madri. No evento, ele estará presente no painel "Soluções inovadoras para desafios de segurança alimentar e sustentabilidade”, ao lado do secretário do Mapa, Fernando Camargo, e do diretor de projetos do Instituto de Cooperação Interamericana para a Agricultura (IICA), Fernando Schwanke.

Em Berlim, Alemanha, Moretti participa do painel sobre "Tecnologias para mitigação das emissões de carbono da produção agropecuária", e em Roma (Itália), tem presença confirmada no painel sobre "Inovações na produção agropecuária: soluções para combater as mudanças do clima", com a participação do diretor executivo do Conselho de Pesquisa e Economia Agrária da Itália, Stefano Vaccari.

Kátia Marsicano (MTb DF 3645)
Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire)

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448 1861

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

fertilizantescooperacao-cientificaacordos-internacionais